Gestão escolar e o processo participativo da família no processo ensino/aprendizagem
Resumo
A presente monografia intitulada “Gestão Escolar e o Processo Participativo da Família no Processo de Ensino/Aprendizagem”, apresenta uma pesquisa de campo realizada em três escolas da rede municipal de ensino de Arroio do Tigre, RS. O trabalho aborda questões referentes à participação dos pais no processo ensino/aprendizagem, quais as influências e a importância dessa participação no rendimento escolar. Também, destaca o importante papel do gestor escolar como a base da integração entre todos os envolvidos no processo educacional escolar. Ressaltamos que o bom gestor escolar é aquele que une a comunidade escolar, que através do diálogo consegue abrir portas para uma educação de qualidade e comprometida com o bem estar de todos que fazem parte desta comunidade. Utilizou-se como instrumento de pesquisa, um questionário composto por seis questões referentes à gestão escolar e a participação das famílias no ambiente escolar. Através das respostas obtidas, chegamos à conclusão que o fracasso escolar está diretamente ligado ao fracasso da família, quando os pais faltam com seus compromissos encontramos os casos de indisciplina e dificuldades de aprendizagem. Por outro lado observamos escolas empenhadas em construir um ambiente favorável onde pais, alunos e gestores formam uma comunidade disposta a romper barreiras para alcançar uma educação de qualidade baseada no respeito e no diálogo.
Coleções
- Gestão Educacional - EaD [951]
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: