Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorZanella, Ângela Kemel
dc.creatorGuedes, Francine de Oliveira
dc.date.accessioned2020-01-02T13:11:48Z
dc.date.available2020-01-02T13:11:48Z
dc.date.issued2015-02-21
dc.date.submitted2015
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/19252
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação Física e Desportos, Curso de Especialização em Educação Física Infantil e Anos Iniciais, EaD, Brasil, RS, 2015.por
dc.description.abstractThe present study sought to highlight the relationship between the psychomotricity and the development of writing, through a transversal descriptive and exploratory research, held in a Basic education school in the town of Quaraí-RS, having as target population twenty children enrolled in the first year of elementary school in this school, and have between six and seven years.First was held to assess the written part from an opinion drafted by Regent's professor of the class, featuring students who write or not according to the performance of classroom activities. nd the tests of motor analysis assessed the fine motor skills according to the scale of Motor Development (EDM). This sample was composed of 60% male and 40% female and, within this sample 55% still do not write and 45% write. Being in males where it obtained the highest number of students who do not write. Engines tests revealed that children have an age lower than chronological biological motor. Also presented the average motor coefficient equivalent to category diagnosed of lower motor standard reinforcing the fact that most children don't write. However the Pearson correlation , significant although not shown , it was found that children increased aged motor (IM) and the motor coefficient ( QM) has a greater opportunity to write to each other.This way, we reaffirm the importance of assessing students ' constant motor to establish educational goals as well as identify motor development components that require special attention in order to stimulate children to achieve its expected motor development.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectCoeficiente motorpor
dc.subjectEscritapor
dc.subjectPsicomotricidadepor
dc.subjectMotor coefficienteng
dc.subjectWritingeng
dc.subjectPsychomotricityeng
dc.titleA importância da psicomotricidade para a aprendizagem da escritapor
dc.title.alternativeThe importance of psychomotor learning of writingeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Quaraí, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationEducação Física Infantil e Anos Iniciais, EaDpor
dc.description.resumoO presente estudo buscou evidenciar a relação entre a psicomotricidade e o desenvolvimento da escrita, através de uma pesquisa transversal exploratória e descritiva, realizada em uma escola de Educação Básica na cidade de Quaraí – RS, tendo como população alvo vinte crianças regularmente matriculadas no primeiro ano do Ensino Fundamental desta escola, devendo possuir entre seis e sete anos. Primeiramente foi realizada a avaliação da parte escrita a partir de um parecer elaborado pelo professor regente da turma, caracterizando os alunos que escrevem ou não de acordo com o desempenho das atividades em sala de aula. E os testes de análise motora avaliaram a coordenação motora fina de acordo com a Escala de Desenvolvimento Motor (EDM). Esta amostra foi composta por 60% do sexo masculino e 40% do sexo feminino e, dentro desta amostra 55% ainda não escrevem e 45% escrevem. Sendo no sexo masculino onde se obteve o maior número de alunos que não escrevem. Os testes motores revelaram que as crianças possuem uma idade motora cronológica menor que a biológica. Também apresentaram a média do coeficiente motor equivalente a categoria diagnosticada de padrão motor inferiorreforçando o fato da maior parte das crianças não escreverem. Entretanto a Correlação de Pearson, embora não tenha se mostrada significativa, foi possível observar que as crianças com maior de idade motora (IM) e coeficiente motor (QM) apresentaram maior chance de escrever do que as demais. Dessa, forma reafirmamos a importância da avaliação motora constante dos alunos para estabelecer metas educacionais bem como identificar componentes do desenvolvimento motor que necessitam de atenção especial para que se possa estimular as crianças para atingirem o seu desenvolvimento motor esperado.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICApor
dc.publisher.unidadeCentro de Educação Física e Desportospor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto