Avaliação de fatores de risco relacionados à obtenção da meta do IDEB
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Data
2015-07-17Autor
Fillipin, Gabriela Granzotto
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O objetivo deste estudo é identificar quais os fatores que influenciam no baixo rendimento escolar e são refletidos nas notas do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB). Foram coletados dados das escolas municipais, estaduais e federais, num total de 62 escolas da cidade de Santa Maria, de 2011 e 2013, do sistema de ensino fundamental, disponibilizados no site Qedu. Fez-se uso de variáveis explicativas como localização das escolas, número de funcionários, número de alunos matriculados, número de alunos reprovados, a existência de biblioteca, sala de leitura, laboratório de informática e de ciências, quadra de esportes, refeitório e acessibilidade. Para a análise dos respectivos dados, foi utilizado um modelo de regressão logística múltiplo. A variável dependente para o modelo foi se a escola tinha ou não atingido a meta estabelecida para o IDEB naquele ano. Como o IDEB do ensino fundamental é avaliado em duas etapas: anos iniciais (5º ano) e anos finais (9º ano), obteve-se um total de dois modelos. Os resultados do ajuste do modelo indicam que os preditos significativos ( 𝑝≤0,05) para o 5º ano de 2011 foram o número de alunos reprovados (OR = 1,063) e sala de leitura (OR = 8,286), enquanto que em 2013 as variáveis inclusas foram laboratório de ciências (OR = 0,159) e número de alunos reprovados (OR = 1,079). Para o 9º ano, o ajuste do modelo não apresentou nenhuma variável significativa no ano de 2011 e também de 2013, não gerando portanto um modelo. Destaca-se a variável número de reprovações que se fez presente em todos os modelos ajustados, sendo que sua contribuição é de forma negativa, pois quanto maior o seu valor, menor a chance de se atingir a meta do IDEB. Logo, já que ela contribui significativamente para o alcance da meta, deve-se ter maior atenção com esta variável. Com este estudo, pode-se identificar algumas das variáveis que influenciam significativamente no resultado das notas do IDEB, podendo usar estes resultados como auxilio às escolas para a tomada de decisões e para o planejamento das políticas públicas a fim de melhorar a educação e elevar o índice de qualidade.
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