A unidocência na educação física nos anos iniciais
Resumo
O presente trabalho abordou como tema a unidocencia na Educação Física nos Anos Iniciais, que teve como objetivo analisar a didática e os conteúdos utilizados pelas professoras regentes nas aulas de Educação Física nos Anos Iniciais. O presente estudo surgiu em virtude que o profissional de Educação Física se diz melhor preparado para ministrar esta disciplina, diante disso foram analisados a didática e os conteúdos que as regentes utilizam para as suas aulas. Este estudo caracterizou-se por um estudo qualitativo, com estudo de caso. As colaboradoras do estudo foram cinco professoras regentes na única escola estadual do município de Pinhal. Foram utilizados como instrumentos para a coleta dos dados os questionários respondidos pelas regentes. Foram evidenciadas duas categorias (Didática, Educação e Sociedade) e quatro subcategorias (Planejamento, Conteúdos, Visão das professoras regentes para o professor de Educação Física, Escola sem o professor de Educação Física nos Anos Iniciais). Os resultados foram: as professoras sentem dificuldades no planejamento dos conteúdos em relação às dificuldades de aprendizagem e a uma sequência didática correta para cada faixa etária. Em virtude disso acabam caindo na rotina com atividades que já não despertam tanta atenção nos alunos e também não agregam muita aprendizagem. As regentes citaram pouca experiência sobre Educação Física em sua formação ou até falta de formação continuada. Portanto, surge o apelo pelo Professor de Educação Física atuar nesta etapa do ensino.
Coleções
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: