A universalização de crianças de 4 e 5 anos na educação infantil do município de Carazinho - RS
Resumo
A Educação Infantil, primeira etapa da Educação Básica, garante o desenvolvimento e uma aprendizagem saudável das crianças transformando-as e consequentemente a sociedade, sendo assim, constitui-se num importante instrumento para aquisição do conhecimento. As Políticas Públicas como a Constituição Federal de 1988, Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional nº 9.394/ 96 asseguram o acesso. O Plano Nacional de Educação 2014/20124 tem como meta a universalização das crianças de 4 e 5 anos. A presente pesquisa tem por objetivos: analisar o processo de Universalização da Educação Infantil no Município de Carazinho; pesquisar como surgiu a Educação Infantil no Brasil; conhecer as Políticas Públicas relacionadas à Educação Infantil; analisar dados do Censo Escolar sobre os índices de crianças matriculadas na educação infantil no município de Carazinho, verificar as ações desenvolvidas pelo município de Carazinho, para cumprir a Meta 1 do Plano Nacional de Educação. Foi desenvolvida através de pesquisa bibliográfica, análise de dados do censo sobre a Educação Infantil e questionário para obtenção de dados complementares sobre a universalização no município de Carazinho. Os dados demonstram que a oferta de vagas na Educação Infantil em Carazinho tem aumentado gradativamente durante os anos e que a Meta 1 do Plano Nacional de Educação poderá ser alcançada até o final do ano de 2016.
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