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dc.contributor.advisorHenz, Celso Ilgo
dc.creatorGattermann, Beatris
dc.date.accessioned2016-07-21T14:05:26Z
dc.date.available2016-07-21T14:05:26Z
dc.date.issued2012-12-07
dc.date.submitted2012
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/1930
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2012.por
dc.description.abstractThis research has as its theme the teachers' conceptions of the Federal Institute Farrukhabad, Campus Saint Augustus, on the inclusion of pupils with special educational needs. The research conducted is qualitative, using data collection semi-structured interviews, and the data collected subjected to content analysis. Investigated the conceptions of ten (10) teachers and three (3) managers about the inclusion of students with special educational needs in the school's Campus Saint-IFF Augustus. It seeks to be a contribution to teachers, administrators and students in order to make available data collected and analyzed. From this purpose, the text answers the following questions: what is the conception of teachers Federal Institute Farroupilha about the inclusion of students with special educational needs in secondary school? What actions are being taken in this regard? Teachers and administrators conceived inclusive education under different approaches, with definitions that now approached the principle of integration, sometimes referred to inclusive education. Are in the process of building a more democratic and inclusive school, seeking to provide a quality education for all students. Among the difficulties indicated for effective inclusion, referred to the lack of teacher preparation and specialized training. As suggestions are highlighted the need for continued education beyond what is provided, the greater number of professionals with technical and pedagogical training in the area of inclusion to give direct support to the teacher and the student, teacher change design, acquisition of learning resources as the need of the students. The data have identified several aspects that could subsidize the effectiveness of inclusive education that aims at teaching institution.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectGestão democráticapor
dc.subjectInclusão escolarpor
dc.subjectConcepções docentespor
dc.subjectNecessidades educacionais especiaispor
dc.titleInclusão de alunos com necessidades educativas especiais: concepção dos professores do Instituto Federal Farroupilha Câmpus Santo Augusto/RSpor
dc.title.alternativeInclusion of students with special needs education: teacher of design Institute Campus Federal Farroupilha Santo Augusto/RSeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Três Passos, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Educacional, EaDpor
dc.description.resumoEsta pesquisa tem como tema as concepções dos professores do Instituto Federal Farroupilha, Campus Santo Augusto RS, quanto à inclusão de alunos com necessidades educativas especiais. A pesquisa desenvolvida é de caráter qualitativo, utilizou-se para coleta de dados entrevistas semiestruturadas, sendo os dados coletados submetidos à análise de conteúdo. Investigou-se as concepções de 10 (dez) professores e 3 (três) gestores acerca da inclusão de alunos com necessidades educativas especiais no ensino médio do IFF- Campus Santo Augusto. É uma contribuição aos professores, gestores e estudantes, no sentido de colocar à disposição dados coletados e analisados. Para responder as seguintes questões: qual a concepção dos docentes do Instituto Federal Farroupilha acerca da Inclusão de alunos com necessidades educativas especiais no ensino médio? Quais ações que estão sendo realizadas nesta perspectiva? Professores e gestores conceberam a educação inclusiva sob diferentes enfoques, com definições que ora se aproximavam do princípio da integração, ora se referiam à educação inclusiva. Estão em processo de construção de uma escola mais democrática e inclusiva, buscando proporcionar uma educação de qualidade para todos os estudantes. Dentre as dificuldades indicadas para efetivação da inclusão, referiram-se à falta de preparo do professor e formação especializada. Como sugestões se destacaram a necessidade de formação continuada além do que é proporcionado, maior quantidade de profissionais com formação técnica e pedagógica na área de inclusão para dar suporte direto ao professor e ao estudante, mudança de concepção de professores, aquisição de mais recursos pedagógicos conforme a necessidade dos estudantes. Os dados permitiram identificar vários aspectos que poderão subsidiar a efetivação da educação inclusiva a que se propõe a instituição de ensino.por
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


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  • Gestão Educacional - EaD [950]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional - EaD

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