Contribuições do setor de assessoria pedagógica para a integração curricular na educação profissional do Instituto Federal Farroupilha Campus Alegrete
Resumo
Este trabalho teve como objetivo geral compreender em que medida a atuação do Setor de Assessoria Pedagógica pode contribuir para a viabilização do currículo integrado, em cursos da Educação Básica Profissionalizante no Instituto Federal Farroupilha Campus Alegrete. A partir daí, caracterizar o assessoramento pedagógico oferecido ao corpo docente atuante nos cursos técnicos integrados; identificar as concepções que professores e gestores do Ensino, inclusive as integrantes do Setor, têm quanto à proposta de currículo integrado, ao longo do trajeto formativo destes cursos técnicos; identificar os desafios enfrentados para efetivar essa proposta pedagógica, tanto por professores quanto por gestores. Realizou-se uma pesquisa de campo, com abordagem qualitativa, tendo como universo de investigação os cursos de Nível Médio, ofertados presencialmente, na forma de currículo integrado, realizando estudo orientado com o corpo docente, Setor de Assessoria Pedagógica e gestores do Ensino no âmbito institucional, através de entrevistas e análise documental. Como produto, então, cheguei à caracterização de uma plataforma de educação continuada aos professores do campus, que busque discutir e firmar uma linha metodológica, a fim de nortear as práticas, viabilizando qualitativamente a educação básica integrada ao currículo da educação profissionalizante.
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