Estratégias de comunicação como aliadas na promoção da saúde pública
Resumo
O presente artigo constitui-se no trabalho de conclusão do curso de Especialização em Gestão de Organização Pública em Saúde. Trata-se de um estudo bibliográfico, que tem como objetivo apresentar estratégias de comunicação que podem contribuir na promoção da saúde pública. A pesquisa parte da hipótese de que cada região do país possui fatores culturais distintos, que influenciam nos índices e tipos de doenças detectadas, sendo dessa forma, necessário trabalhar a saúde preventiva e curativa com foco na realidade de cada localidade. Neste contexto, faz-se importante o trabalho de profissionais da comunicação social que atuem lado a lado dos gestores de saúde, auxiliando na elaboração e execução de campanhas e ações de saúde junto às comunidades, fazendo o uso correto e contínuo dos veículos de comunicação. As rádios comunitárias estão entre os veículos de comunicação que devem ser utilizados para aproximar o poder público da comunidade. Outra alternativa é a produção de materiais publicitários informativos, construídos a partir de dados e relatos apresentados pela população da região a ser alcançada. A presente pesquisa também explicará como se dá a comunicação dirigida, que produz e dissemina conteúdos para públicos específicos, neste caso, para aqueles que passam por algum surto de doença ou que demonstram índices preocupantes. Por fim, será realizada uma análise de um problema de saúde recentemente divulgado na mídia nacional: o aumento dos casos de recém-nascidos com microcefalia na região nordeste do país. Após, serão apresentados exemplos de estratégias de comunicação que podem ser aplicadas frente a essa problemática.
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