O processo de inclusão de crianças com deficiência: uma análise em uma escola municipal de educação infantil da região norte do RS
Resumo
A realidade de cada educando deficiente é única. Não há existem critérios universais de como deve ser o ensino para com os alunos com deficiência. O educador necessita observar, perguntar, analisar e ouvir para entender as necessidades de cada aluno. Este estudo tem por objetivo analisar, em alguns aspectos, como ocorre o processo de inclusão dos alunos com deficiência em uma Escola Municipal de Educação Infantil, na região norte do Estado do Rio Grande Sul, a partir das concepções das gestoras e professoras da instituição sobre a inclusão de pessoas com deficiência na escola regular e quais as metodologias que empregam para a promoção das aprendizagens do aluno com deficiência. A metodologia utilizada trata-se de uma pesquisa qualitativa, de caráter exploratório descritivo sob a forma de um estudo de caso. Quanto aos resultados, tanto as professoras como as gestoras, têm bem claro os conceitos teóricos, porém na prática, sentem a necessidade de aprimorar os conhecimentos a respeito das metodologias a serem empregadas, para que de fato, seja efetivada a inclusão, e também, identificou-se a necessidade de suporte especializado.
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