dc.contributor.advisor | Tomazzetti, Cleonice Maria | |
dc.creator | Grando, Renato | |
dc.date.accessioned | 2016-08-05T14:37:32Z | |
dc.date.available | 2016-08-05T14:37:32Z | |
dc.date.issued | 2011-10-24 | |
dc.date.submitted | 2011 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/1967 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Educação Profissional integrada à Educação Básica na Modalidade de Jovens e Adultos, RS, 2011. | por |
dc.description.abstract | PROEJA teaching kind was founded in national range aiming to reach courses
and programs of professional education proposing full formation of workers and
technical professional education at medium level. This kind of teaching enlarges the
quality of basic education at the moment that it makes possible an integration of
medium and technical teaching and guarantees the access to professional formation
of workers with low qualification. This work aimed to investigate the insertion of
Information and Communication Technologies (TIC) in the learning- teaching process
of this kind, analysing how they are used daily in classroom, their results and the
difficulties found by teachers in including these tools. The research was made at
Industrial Technical School in Santa Maria/RS, through the participation in meetings
and questions to the teachers who work with this kind of teaching. As a result, we
identified that most teachers have knowledge about TIC, even without specific
graduation, and use it in class, pointing out that they are important tools in the
educational process and also as a way of integrating PROEJA students into the new
reality of the working world . | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | PROEJA (Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos) | por |
dc.subject | TICs (Tecnologias de Informação e Comunicação) | por |
dc.subject | EJA (Educação de Jovens e Adultos) | por |
dc.title | O uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) nas aulas de educação profissional na modalidade PROEJA | por |
dc.title.alternative | Use of Information and Communication Technologies (TIC) in professional education classes in mode PROEJA | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil. | por |
dc.degree.specialization | Educação Profissional integrada à Educação Básica na Modalidade de Jovens e Adultos | por |
dc.description.resumo | A modalidade de ensino PROEJA foi instituída em âmbito nacional visando abranger
cursos e programas de educação profissional propondo a formação integral de
trabalhadores e a educação profissional técnica de nível médio. Essa modalidade de
ensino amplia a qualidade da educação básica no momento em que possibilita uma
integração dos ensinos médio e técnico e garante o acesso à formação profissional
de trabalhadores com baixa qualificação. Este trabalho visou investigar a inserção
das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) no processo ensinoaprendizagem
dessa modalidade de ensino, analisando como são utilizados no
cotidiano de sala de aula, seus resultados e as dificuldades encontradas pelos
docentes na inclusão dessas ferramentas. A pesquisa foi realizada no Colégio
Técnico Industrial no município de Santa Maria/RS, através de participação em
reuniões e questionários com os professores que atuam na modalidade. Como
resultados, identificou-se que a maioria dos professores possui conhecimento sobre
as TIC, mesmo sem formação específica e as utiliza em suas aulas, salientando que
as mesmas são ferramentas importantes no processo educacional e também como
forma de integrar os alunos do PROEJA na nova realidade do mundo do trabalho. | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |