O uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) nas aulas de educação profissional na modalidade PROEJA
Resumen
A modalidade de ensino PROEJA foi instituída em âmbito nacional visando abranger
cursos e programas de educação profissional propondo a formação integral de
trabalhadores e a educação profissional técnica de nível médio. Essa modalidade de
ensino amplia a qualidade da educação básica no momento em que possibilita uma
integração dos ensinos médio e técnico e garante o acesso à formação profissional
de trabalhadores com baixa qualificação. Este trabalho visou investigar a inserção
das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) no processo ensinoaprendizagem
dessa modalidade de ensino, analisando como são utilizados no
cotidiano de sala de aula, seus resultados e as dificuldades encontradas pelos
docentes na inclusão dessas ferramentas. A pesquisa foi realizada no Colégio
Técnico Industrial no município de Santa Maria/RS, através de participação em
reuniões e questionários com os professores que atuam na modalidade. Como
resultados, identificou-se que a maioria dos professores possui conhecimento sobre
as TIC, mesmo sem formação específica e as utiliza em suas aulas, salientando que
as mesmas são ferramentas importantes no processo educacional e também como
forma de integrar os alunos do PROEJA na nova realidade do mundo do trabalho.
Ítems relacionados
Mostrando ítems relacionados por Título, autor o materia.
-
A concepção do professor de PROEJA quanto às altas habilidades/superdotação
Kahl, Janaí (2011-10-31)Este trabalho consiste no estudo dos principais conceitos e mitos sobre indivíduos com Altas Habilidades, bem como a importância da formação e prática docente na identificação e orientação dos mesmos. Ainda, respaldare ... -
A gestão escolar na educação profissional: um estudo sobre a gestão do Proeja em um instituto federal de educação, ciência e tecnologia do Rio Grande do Sul
Santos, Aline Bosak dos (2013-11-30)O PROEJA propõe a integração entre Educação Básica e Profissional, sendo os estudantes jovens e adultos, seu público. Na Educação Profissional, assim como nas demais esferas, a organização do cotidiano é fundamental e é ... -
Concepções de professores sobre a aprendizagem no PROEJA em uma escola de Santa Maria - RS
Menegazzi, Lecy Mariza Rosa (2011-10-31)O presente estudo objetivou investigar como os professores em suas práticas pedagógicas compreendem aprendizagem dos alunos no ensino profissionalizante no PROEJA do Colégio Técnico Industrial de Santa Maria (CTISM). A ...