A atuação do tutor presencial no curso de pedagogia UAB/UFSM e sua relação com os processos de aprendizagem
Resumo
A presente pesquisa, desenvolvida no âmbito do Programa de Mestrado Profissional em Políticas Públicas e Gestão Educacional da Universidade Federal de Santa Maria - UFSM, na linha de pesquisa “Políticas e Gestão da Educação Superior- LP1”, no período de 2017 a 2019, teve como foco compreender as possíveis implicações da atuação do tutor presencial nos processos de ensino-aprendizagem discente, considerando os polos de abrangência do Curso de Pedagogia a distância da UFSM, no âmbito da Universidade Aberta do Brasil (UAB). Inicialmente, realizou-se a sistematização das normativas legais, procurando entender as principais atribuições do tutor presencial, e como elas vêm sendo desenvolvidas no Curso de Pedagogia UAB/UFSM. Buscou-se também perceber, a partir do ponto de vista dos sujeitos da pesquisa, como as atribuições desses tutores pode influenciar os processos de ensino-aprendizagem dos estudantes. A investigação, de natureza aplicada, ancorou-se em uma abordagem qualitativa, mesclando consulta a documentos e dados empíricos, à escuta dos sujeitos envolvidos diretamente com o curso: tutores presenciais e discentes com matrículas ativas. A coleta de dados envolveu entrevistas semiestruturadas com tutores presenciais, que desenvolviam suas atividades de tutoria há mais tempo no curso. Além disso, foi usada para coletar os dados uma escuta dialógica com estudantes de dois polos do Curso de Pedagogia UAB/UFSM. Para compreender e compilar os dados, optou-se pela Análise Textual Discursiva, da qual emergiram três categorias: percepção dos sujeitos acerca das atividades desenvolvidas pelo tutor presencial; relações/interações entre os sujeitos implicados nos processos de ensino-aprendizagem em EAD, e influência do tutor presencial nos processos de ensino aprendizagem. Após análise, é possível inferir que o trabalho do tutor presencial pode fazer à diferença na vida acadêmica dos discentes, e que tem implicações nos processos de ensino-aprendizagem, principalmente vinculadas às relações humanas e ao incentivo motivacional. Desta forma, foi proposto, como produto final, a utilização da ferramenta eletrônica Padlet, que é um ambiente colaborativo de aprendizagem, por entender que este pode ser uma forma de qualificar a atuação dos tutores presenciais do curso de Pedagogia UAB/UFSM, com trocas de experiências e vivências, minimizando as fragilidades apontadas no decorrer desta pesquisa.
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: