Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorTonin, Cléia Margarete Macedo da Costa
dc.creatorGarcia, Paulo César Estaitt
dc.date.accessioned2016-08-08T13:12:20Z
dc.date.available2016-08-08T13:12:20Z
dc.date.issued2012-12-01
dc.date.submitted2012
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/1976
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2012.por
dc.description.abstractThe paper aims at finding the answers as to how teachers perceive the teachers continued development program, to what they think about its efficiency and purpose, the teachers’ availability in taking part in its planning and execution, and relating such things to their professional journey in the group they are a part of. The hypotheses which this research is based upon is to get to know and take into consideration the professional journey of the teachers in each institution is a fundamental condition for the continued teachers training program to take effect. In order to subsidize this paper, two research instruments have been developed: the first one aims at building up a profile of the faculty in the institution which has been assessed, and the second research instrument consists of a list of the teachers continued development program planning of the institution in the year 2012. The collected data have been based on a qualitative research perspective whose results have been crisscrossed and compared to that of the researcher’s experiences in the context where the analysis has been developed. The paper highlights indicators for the necessity to particularize the teachers continued development program in order for it to be of legitimate and efficient importance.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectProtagonismo docentepor
dc.subjectFormação continuadapor
dc.subjectTrajetória profissionalpor
dc.titleTrajetória profissional, protagonismo docente e formação continuada: estudo de caso em uma escola pública municipal de ensino fundamental em Porto Alegre (RS)por
dc.title.alternativeProfessional journey, faculty protagonism and teachers continued development program: study case in a municipal elementary public school of Porto Alegre (RS)eng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Sapucaia do Sul, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Educacional, EaDpor
dc.description.resumoO presente trabalho tem por objetivo principal pesquisar a forma como os professores percebem as oportunidades de formações continuadas, quais suas noções de eficiência e eficácia das mesmas, sua disponibilidade em participar de seu planejamento e execução, relacionando estas questões com a trajetória profissional do grupo do qual fazem parte. A hipótese que perpassa esta pesquisa é a de que conhecer e levar em consideração a trajetória profissional dos docentes de cada instituição é uma condição fundamental para que as ações de formação continuada obtenham êxito. A fim de subsidiar este trabalho foram desenvolvidos dois instrumentos de pesquisa: o primeiro com objetivo de construir um perfil do grupo de docentes da instituição analisada, e o segundo instrumento, uma ficha de planejamento para as ações de formação continuada da instituição no ano de 2012. Os dados obtidos foram filtrados a partir de uma perspectiva qualitativa de pesquisa, onde se buscou cruzar estas informações com as vivências e observações do pesquisador no contexto onde foi desenvolvida a análise. O trabalho aponta indicadores da necessidade de se particularizar as formações continuadas a fim das mesmas alcançarem maior legitimidade e eficiência.por
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

  • Gestão Educacional - EaD [950]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional - EaD

Mostrar registro simples