Intervenções teórico-práticas com licenciandos em química por meio de problemas temáticos.
Resumo
Este trabalho apresenta uma estratégia didática desenvolvida na formação inicial docente em Química, por meio da articulação entre a Metodologia de Resolução de Problemas e Temáticas, a qual denominou-se de Problemas Temáticos. Os Problemas Temáticos englobam a abordagem de situações-problema vinculadas a assuntos temáticos que demandam de conhecimentos científicos para sua reflexão e posterior resolução. A presente pesquisa teve como questão norteadora: “Como a elaboração de Problemas Temáticos podem contribuir na formação inicial de professores de Química?”. Buscando responde a esse questionamento, estabeleceu-se como objetivos específicos verificar, como a Metodologia de Resolução de Problemas vem sendo trabalhada na formação inicial docente em Química, por meio da análise em periódicos nacionais e internacionais; Elaborar e implementar atividades didáticas para acadêmicos do curso de Química Licenciatura, especificamente nas horas aulas destinadas ás Práticas Educativas; Propor a elaboração, pelos acadêmicos, de sequências de atividades que pudessem ser utilizadas na Educação Básica; Analisar e avaliar os materiais didáticos produzidos pelos licenciandos, tanto em termos técnico-científicos como metodológicos, bem como a sua possível adaptação na Educação Básica. Por meio da pesquisa bibliográfica, que compreendeu o período de 2007 a 2018, foram examinados 14 artigos dentre as 878 publicações encontradas. A análise desses trabalhos nos permitiu verificar quais os principais referenciais teóricos relativos a temáticas têm sido utilizados na Educação Superior, a natureza dos problemas desenvolvidos, o panorama curricular, os aspectos pedagógicos, formativos e reflexivos sobre a formação inicial de professores. Em uma etapa posterior os graduandos responderam a um questionário com a finalidade de verificar suas concepções a respeito das práticas educativas já cursadas. A partir da análise desses dados, foram elaboradas intervenções teórico-práticas para serem desenvolvidas com acadêmicos do 3° semestre curso de Química Licenciatura, da Universidade Federal de Santa Maria – UFSM, especificamente nas horas aulas destinadas às práticas educativas da disciplina de Química Analítica Quantitativa Experimental. As intervenções implementadas contaram com a participação de 13 acadêmicos e ocorreram no primeiro semestre do ano de 2019, perfazendo 31 horas entre encontros presenciais e à distância. Em um primeiro momento, os licenciandos formularam situações-problemas a partir de textos temáticos os quais foram denominados de Ensaio Inicial. Em outra oportunidade foram produzidos os Problemas Temáticos, a partir de conteúdos pré-estabelecidos e, posteriormente, foram elaborados planos de aula, contendo os Problemas Temáticos, para uma iminente transposição para a Educação Básica. Além disso, os acadêmicos responderam questionários, no início e fim da proposta, com o intuito de verificarmos suas concepções sobre o trabalho realizado. Os dados obtidos nessa pesquisa foram analisados por meio do referencial teórico proposto para o Conhecimento Pedagógico do Conteúdo e Escala Likert. A análise dos instrumentos de coletas de dados nos permitiram inferir que a elaboração dos Problemas Temáticos contribuiu para que os acadêmicos conhecessem outros métodos de ensino, se apropriassem das formas de transpor os conhecimentos conceituais para a Educação Básica, percebessem a relevância das atividades profissionais docentes na formação básica, bem como, a importância do desenvolvimento de atividades que privilegiem a adoção de conceitos científicos associados a demandas sociais.
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