Política pública de financiamento do ensino superior em tempo de crise: estratégias de gestão em uma instituição particular.
Resumo
O presente trabalho, desenvolvido no Programa de Pós-Graduação em políticas públicas e gestão educacional – PPPG, busca compreender o fundo de financiamento estudantil (FIES) e seu impacto em uma instituição privada do interior do Rio grande do Sul, cabendo lembrar que o FIES é uma política pública de financiamento voltada para o ensino superior privado. A falta ou redução dessa política implica diretamente nos índices institucionais, dentre eles, o número de alunos e o fluxo financeiro da instituição. Como recorte temporal para a pesquisa, foi utilizado o período de 2012 á 2018. A escolha se justifica pelo grande número de contratos dessa época, bem como as mudanças que ocorreram ao longo desse período, aliada à crise política e econômica vivenciada no país. Tais aspectos ratificaram a importância dessa pesquisa para apontamentos sobre o impacto que a política exerceu dentro da instituição de ensino superior privada, como será demonstrado no que pensam os gestores educacionais bem como o uso de estratégias os mesmos utilizaram, tanto no período de grande crescente do programa, quanto em seu declínio. Com a análise dos resultados obtidos na pesquisa foi desenhado um plano de intervenção para otimizar os processos decisórios que incidam sobre a evasão dos acadêmicos ao longo do período que os mesmos irão passar na instituição. Os resultados encontrados na pesquisa apontaram para o declínio no número de estudantes e, consequentemente, de contratos de financiamento, desafiando os gestores a desenvolverem estratégias para a garantia de resultados que mantenham a sustentabilidade da Instituição.
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