Cuidado ao familiar cuidador de idosos: contribuições da prática educativa para a qualificação multiprofissional
Resumo
O envelhecimento populacional caracteriza-se pelo crescimento quantitativo de idosos, prevalência de doenças crônico-degenerativas, aumento de idosos dependentes de cuidados e de cuidadores de idosos. Diante da necessidade de cuidados, geralmente é um integrante da família da pessoa idosa, considerado familiar cuidador, quem assume esta responsabilidade e passa a se constituir em elo entre idoso, família e equipe de saúde. Contudo, ele também necessita cuidados, sobretudo dos profissionais da Estratégia Saúde da Família (ESF). Neste sentido, este estudo teve por objetivos: descrever como ocorre o cuidado da equipe de saúde ao familiar cuidador de idosos no contexto da ESF; discutir sobre a compreensão dos profissionais de saúde acerca do cuidado ofertado ao familiar cuidador de idosos no contexto da ESF; aplicar ações educativas com vistas a qualificar a atenção da equipe multiprofissional de saúde ao familiar cuidador de idosos no contexto da ESF; debater sobre as intervenções das ações educativas relativas ao cuidado ofertado ao familiar cuidador de idosos na prática dos profissionais de saúde da ESF. Estudo de natureza qualitativa, do tipo descritivo e exploratório. Adotou-se o referencial teórico-metodológico da Pesquisa Convergente Assistencial (PCA). A pesquisa foi realizada com uma equipe multiprofissional de saúde de uma ESF de um município do Rio Grande do Sul. Os dados foram coletados por meio de entrevistas, observação participante e encontros grupais de convergência. As informações foram analisadas seguindo as diretrizes da PCA. Dentre os resultados houve a construção, em conjunto com a equipe, de um protocolo de atenção à saúde aos familiares cuidadores de idosos. Além disso, o estudo mostrou que os profissionais compreendem quem é o familiar cuidador e as suas subjetividades, mas reconhecem que não realizam ações específicas a eles. Em situações que o familiar requer atenção, esta acontece de forma similar a ofertada aos demais usuários, como acolhimento, escuta, diálogo, procedimentos, visitas domiciliares, orientações e atividades grupais. Mencionaram ainda, que o cotidiano de trabalho é permeado por dificuldades que limitavam o cuidado ao familiar. Deste modo, as práticas educativas, ao associar o saber e o fazer, possibilitou a participação dos sujeitos, contribuiu na qualificação profissional e em mudanças nas práticas de cuidados aos familiares cuidadores de idosos.
Coleções
- TCC Enfermagem - PM [67]
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