dc.contributor.advisor | Santos, Angela Nediane dos | |
dc.creator | Godinho, Aparecida Rosa | |
dc.date.accessioned | 2016-08-16T12:54:00Z | |
dc.date.available | 2016-08-16T12:54:00Z | |
dc.date.issued | 2010 | |
dc.date.submitted | 2010 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/2001 | |
dc.description | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Educação Especial - Déficit Cognitivo e Educação de Surdos, EaD, RS, 2010. | por |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Educação de surdos | por |
dc.subject | Modalidade escrita | por |
dc.subject | Língua portuguesa (L2) | por |
dc.title | Como ensinar a língua portuguesa para alunos surdos na modalidade escrita? | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Palmas, TO, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Educação Especial - Déficit Cognitivo e Educação de Surdos, EaD | por |
dc.description.resumo | Este trabalho teve por objetivo identificar e problematizar as práticas pedagógicas
referentes à complexidade e peculiaridades no Ensino da Língua Portuguesa para alunos
surdos na modalidade escrita. Para tanto, expomos alguns questionamentos e indagações
sobre como ensinar a língua portuguesa para surdos, a partir de observações e questionários
aplicados a uma professora de Sala de Recursos e a quatro alunos surdos freqüentadores desta
sala. O foco de análise foram às metodologias utilizadas pela professora da sala de recursos
para o ensino da língua portuguesa para surdos. Foram abordadas formas e orientações sobre
o ensino da língua portuguesa, de forma a pensar e refletir sobre a aprendizagem de leitura e
escrita desta língua, apontando possibilidades para pensar a produção escrita do aluno surdo.
Compreendendo o processo educacional de alunos surdos, aprendemos que acima de tudo é
preciso aceitar e respeitar as diferenças; uma diferença que pode ser entendida a partir da
Língua desses sujeitos. Concluiu-se que somente por intermédio dessa língua, (Língua de
Sinais Brasileira/LIBRAS) eles podem ter acesso à linguagem escrita da Língua Portuguesa, e
ser incluídos na sociedade e dela fazer parte verdadeiramente. | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |