Como ensinar a língua portuguesa para alunos surdos na modalidade escrita?
Resumo
Este trabalho teve por objetivo identificar e problematizar as práticas pedagógicas
referentes à complexidade e peculiaridades no Ensino da Língua Portuguesa para alunos
surdos na modalidade escrita. Para tanto, expomos alguns questionamentos e indagações
sobre como ensinar a língua portuguesa para surdos, a partir de observações e questionários
aplicados a uma professora de Sala de Recursos e a quatro alunos surdos freqüentadores desta
sala. O foco de análise foram às metodologias utilizadas pela professora da sala de recursos
para o ensino da língua portuguesa para surdos. Foram abordadas formas e orientações sobre
o ensino da língua portuguesa, de forma a pensar e refletir sobre a aprendizagem de leitura e
escrita desta língua, apontando possibilidades para pensar a produção escrita do aluno surdo.
Compreendendo o processo educacional de alunos surdos, aprendemos que acima de tudo é
preciso aceitar e respeitar as diferenças; uma diferença que pode ser entendida a partir da
Língua desses sujeitos. Concluiu-se que somente por intermédio dessa língua, (Língua de
Sinais Brasileira/LIBRAS) eles podem ter acesso à linguagem escrita da Língua Portuguesa, e
ser incluídos na sociedade e dela fazer parte verdadeiramente.