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dc.contributor.advisorKocourek, Sheila
dc.creatorRodrigues, Bruno Vinicius
dc.date.accessioned2020-10-22T12:28:19Z
dc.date.available2020-10-22T12:28:19Z
dc.date.issued2020-02-27
dc.date.submitted2020
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/20092
dc.descriptionArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências da Saúde, Curso de Especialização em Residência Multiprofissional Integrada em Gestão e Atenção Hospitalar no Sistema Público de Saúde, RS, 2020.por
dc.description.abstractThis study aimed to analyze the phenomenon of self harm and its relationship with suicidal ideation in young elementary school adolescents, enrolled in a public school in the state of Rio Grande do Sul, Brazil. The methodological approach was quantitative, which is an exploratory, cross-sectional, descriptive study. Performed on young teenagers aged 12 to 16 years. To this end, an open questionnaire, socio-demographic, developed by the researchers in order to outline the profile of the respondents, followed by the application of the adapted version Columbia Suicide Severity Scale (C-SSRS), data collection took place between August and November 2019 in a was applied. took place in a reserved space, individually, in the same class shift as the respondents. The results showed that 46.5% of the interviewees practiced self-harm at some point in their life. Of these, 90% of those who claimed to have practiced self-harm were female. In addition, 58.1% of young people said they had thought about killing themselves. Explicit suicide attempts were estimated at 37.2%. It was concluded that the suffering processes are correlated with each other and that self-injurious behavior as well as suicidal behavior is hardly manifested in isolation, we also identified that prevention and promotion actions in the school environment should be started early as protective measures for so we avoid the incidence of new cases.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectAdolescentespor
dc.subjectAutolesão provocadapor
dc.subjectIdeação suicidapor
dc.subjectTeenagerseng
dc.subjectSelf harmeng
dc.subjectSuicidal ideationeng
dc.titleAutolesão provocada em adolescentes: o fenômeno da ideação suicida em uma escola pública no interior do estado do Rio Grande do Sulpor
dc.title.alternativeSelf harm caused in adolescents: the phenomenon of the suicide ideation in a public school in the interior of the state of Rio Grande Do Suleng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationResidência Multiprofissional Integrada em Gestão e Atenção Hospitalar no Sistema Público de Saúdepor
dc.description.resumoEste estudo objetivou analisar o fenômeno da autolesão provocada e sua relação com a ideação suicida em jovens adolescentes do ensino fundamental, matriculados em uma escola pública no interior do Estado do Rio Grande do Sul. A abordagem metodológica foi quantitativa, sendo este, um estudo exploratório, transversal, descritivo. Realizado em jovens adolescentes com idades entre 12 e 16 anos. Para isso, fora aplicado um questionário aberto, sócio demográfico, elaborado pelos pesquisadores a fim de traçar o perfil dos pesquisados seguido da aplicação da escala adaptada de Gravidade Suicida de Columbia (C-SSRS). A coleta de dados ocorreu entre os meses de Agosto a Novembro de 2019 em espaço reservado, individualmente, no mesmo turno de aula dos pesquisados. Os resultados demonstraram que 46,5% dos entrevistados praticaram a autolesão em algum momento de sua vida. Destes, 90% das quais afirmaram ter praticado autolesão eram do sexo feminino. Além disso, 58,1% dos jovens, afirmaram terem pensado em tirar a sua própria vida. As tentativas explícitas de suicídio ficaram estimadas em 37,2%. Concluiu-se que os processos de sofrimento correlacionam-se entre si e que dificilmente o comportamento autolesivo assim como o comportamento suicida manifesta-se isoladamente, também identificamos que as ações de prevenção e promoção no âmbito escolar devem ser iniciadas precocemente como medidas de proteção para assim evitarmos a incidência de novos casos.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDEpor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências da Saúdepor


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