Autolesão provocada em adolescentes: o fenômeno da ideação suicida em uma escola pública no interior do estado do Rio Grande do Sul
Resumo
Este estudo objetivou analisar o fenômeno da autolesão provocada e sua relação com a ideação suicida em jovens adolescentes do ensino fundamental, matriculados em uma escola pública no interior do Estado do Rio Grande do Sul. A abordagem metodológica foi quantitativa, sendo este, um estudo exploratório, transversal, descritivo. Realizado em jovens adolescentes com idades entre 12 e 16 anos. Para isso, fora aplicado um questionário aberto, sócio demográfico, elaborado pelos pesquisadores a fim de traçar o perfil dos pesquisados seguido da aplicação da escala adaptada de Gravidade Suicida de Columbia (C-SSRS). A coleta de dados ocorreu entre os meses de Agosto a Novembro de 2019 em espaço reservado, individualmente, no mesmo turno de aula dos pesquisados. Os resultados demonstraram que 46,5% dos entrevistados praticaram a autolesão em algum momento de sua vida. Destes, 90% das quais afirmaram ter praticado autolesão eram do sexo feminino. Além disso, 58,1% dos jovens, afirmaram terem pensado em tirar a sua própria vida. As tentativas explícitas de suicídio ficaram estimadas em 37,2%. Concluiu-se que os processos de sofrimento correlacionam-se entre si e que dificilmente o comportamento autolesivo assim como o comportamento suicida manifesta-se isoladamente, também identificamos que as ações de prevenção e promoção no âmbito escolar devem ser iniciadas precocemente como medidas de proteção para assim evitarmos a incidência de novos casos.
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