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dc.contributor.advisorSangioni, Luis Antonio
dc.creatorPereira, Thaís Souza
dc.date.accessioned2020-11-06T12:36:24Z
dc.date.available2020-11-06T12:36:24Z
dc.date.issued2020-02-28
dc.date.submitted2020
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/20123
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências da Saúde, Curso de Especialização em Residência Multiprofissional Integrada em Sistema Público de Saúde, RS, 2020.por
dc.description.abstractIt is possible to observe that there are many doubts and difficulties of families and professionals in dealing with some situations related to child behavior and development, which causes children to be referred to health services for various reasons. The present study sought to understand the family members' conceptions about the mental health situation of children referred by schools in a territory of the city of Santa Maria to health services. Documentary research was carried out through the survey and analysis of referrals made by schools. After documentary analysis, focus groups were held with the families of these children and adolescents in order to get to know their perceptions regarding the referral made by the school, understand the impact of the possible diagnosis on the care offered by the family and the meanings attributed in this process and in the search by treatment. This study is characterized as an exploratory, descriptive study with a qualitative approach. Data analysis took place from the initial documentary analysis and transcriptions of the groups' recordings, following the levels of interpretation proposed by Minayo. 22 referrals were analyzed and two mothers participated in the focus group meetings, together with team professionals, and discussed the different paths and the search for care, their expectations regarding a possible diagnosis, the challenges of the Health Care Network, the intersectoral articulation, joint work with schools and possible strategies for building and producing care.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectCuidado em saúdepor
dc.subjectInfânciapor
dc.subjectIntersetorialidadepor
dc.subjectFamíliaspor
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectHealth careeng
dc.subjectChildhoodeng
dc.subjectIntersectorialityeng
dc.subjectFamilieseng
dc.subjectEducationeng
dc.titlePercepções de familiares e profissionais da saúde sobre o cuidado na infância: encontros e singularidades no e do cotidiano das famíliaspor
dc.title.alternativePerceptions of family and healthcare professionals about childhood care: meetings and singularities in and everyday’s familieseng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationResidência Multiprofissional Integrada em Sistema Público de Saúdepor
dc.description.resumoÉ possível observar que existem muitas dúvidas e dificuldades das famílias e profissionais em lidar com algumas situações referentes ao comportamento e desenvolvimento infantil, o que faz com que as crianças sejam encaminhadas aos serviços de saúde por variadas motivações. O presente estudo buscou compreender as concepções de familiares sobre a situação de saúde mental de crianças encaminhadas pelas escolas de um território do munícipio de Santa Maria a serviços de saúde. Foi realizada pesquisa documental por meio do levantamento e análise dos encaminhamentos realizados pelas escolas. Após análise documental, foram realizados grupos focais com os familiares destas crianças e adolescentes com o objetivo de conhecer a suas percepções frente ao encaminhamento realizado pela escola, compreender o impacto do possível diagnóstico no cuidado ofertado pela família e os sentidos atribuídos neste processo e na busca por atendimento. Este trabalho caracteriza-se como um estudo exploratório, descritivo, de abordagem qualitativa. A análise dos dados ocorreu a partir da análise documental inicial e das transcrições das gravações dos grupos, seguindo os níveis de interpretação propostos por Minayo. Foram analisados 22 encaminhamentos e duas mães participaram dos encontros de grupos focais, juntamente com profissionais da equipe, e discutiram os diferentes caminhos e a busca para o cuidado, suas expectativas frente a um possível diagnóstico, os desafios da Rede de Atenção à Saúde, a articulação intersetorial, o trabalho conjunto com as escolas e as estratégias possíveis de construção e produção de cuidado.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDEpor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências da Saúdepor


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