Educação em saúde no contexto das IST: revisão na literatura sobre conhecimentos e práticas envolvendo jovens estudantes
Resumo
INTRODUÇÃO: Nos últimos anos, vem ocorrendo um aumento de infecções pelo HIV no público jovem, o que os torna propensos também a outras ISTs. Esse grupo faz parte da população prioritária para o HIV. O começo da vida acadêmica é marcado pela necessidade de se reconhecer em novos ambientes, com novas amizades, e novas e maiores responsabilidades. Essa realidade, por vezes, leva à busca de alternativas para o enfrentamento dessa nova fase, possibilitando a experimentação de comportamentos diferentes e a exposição a riscos, como uso abusivo de álcool e relacionamento sexual sem preservativo. MÉTODOS: Revisão na literatura, em que foi utilizada a base de dados BVS e a pesquisa avançada dos seguintes descritores: Educação em Saúde, DST, IST e estudantes. A pesquisa na plataforma foi realizada respeitando o período de 2014 a 2019 e sem restrição quanto ao idioma. RESULTADO:A pesquisa realizada gerou um resultado total de 36 trabalhos. Os trabalhos repetidos, os publicados além do prazo estipulado na pesquisa e os que não traziam informações sobre o nível de conhecimento da população e propostas de intervenção para aprimorar o conhecimento e estimular o autocuidado, foram excluídos da análise das informações. Permaneceram 18 trabalhos para estudo, sendo eles na língua inglesa, espanhola e portuguesa. DISCUSSÃO: Os trabalhos, de um modo geral, sinalizam que a população jovem está em risco, pois foi constatado que sua maior parcela apresenta conhecimento insuficiente acerca de IST e suas formas de transmissão, e que, por vezes, um conhecimento razoável sobre as IST não é sinônimo de práticas seguras. CONCLUSÃO: O aumento da incidência de IST nos jovens aponta a necessidade de dar maior visibilidade a essa população. É válido que se façam maiores discussões a fim de buscar alternativas de enfrentamento.
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