Glossário infantil: o direito a coautoria no Brasil e em Moçambique

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Data
2019-12Autor
Silva, Kátia Leonor Alves Silva da
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Este projeto experimental de conclusão de curso consistiu na aplicação de jogos interativos e a criação do Glossário Infantil Ilustrado: Brasil-Moçambique, fruto da união das ilustrações dos glossários criados nas cidades de Maputo – Moçambique e Santa Maria/RS – Brazil sobre a temática dos Direitos Humanos de maneira colaborativa com crianças do ensino básico/fundamental em instituições públicas dessas cidades no ano de 2019. Através do objetivo geral de construir os glossários, no formato impresso e digital, de maneira colaborativa com crianças brasileiras e moçambicanas, buscamos respostas para a nossa problemática: Quais marcas e realidades culturais sobre a infância e o ‘ser criança’ são evidenciadas através das ilustrações realizadas pelas crianças desses dois países?. A escolha da metodologia pela pesquisa-ação possibilitou mudar a relação das crianças de sujeito-objeto para sujeito-sujeito (PERUZZO, 2016), evidenciando que são capazes de serem coprotagonistas e não meros objetos investigados. Graças à colaboração das crianças, foi possível compreenderem a importância de criar espaços e oportunidades para cada um “dizer a própria palavra” (FREIRE, 2005). Conclui-se que o projeto possibilitou às crianças moçambicanas e brasileiras o direito à livre expressão por meio da fala e do desenho, bem como o exercício da coautoria de suas criações e do glossário. Além disso, proporcionou a prática da aprendizagem adquirida ao longo da faculdade por meio da criação de um produto editorial que poderá subsidiar a prática docente para respectiva faixa etária numa perspectiva colaborativa e autoral.
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