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dc.contributor.advisorDani, Lúcia Salete Celich
dc.creatorGonçalves, Daniele Danusa Dias
dc.date.accessioned2016-08-17T13:00:33Z
dc.date.available2016-08-17T13:00:33Z
dc.date.issued2008-02-29
dc.date.submitted2008
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/2020
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, RS, 2008.por
dc.description.abstractThe present research examined how the process of administration democratic deelop since the interpersonal relations. The methodologic approach was qualitative, describing as a study of event. The participants were two integrants professors of direction team, a professor of infantile education and a professor of initial years of basic education, of a municipal school of Santa Maria, RS. The information were collectd by informal chats, observations, documental analysis( pedagogic politic project) and questionnaire. You may see that the democractic administration including the comunitary participation comes developing as process, that is, with advances and reterats on the construction of your history. In the mesure where parents, students, teachers, and employees have the opportunity to participate of making decisions at school end it up helping the fortalecimento os interpersonal relations in the pertaining to school environment.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectGestãopor
dc.subjectRelaçõespor
dc.subjectParticipaçãopor
dc.titleRelações interpessoais e gestão democrática: uma contribuição a construção do fazer pedagógicopor
dc.title.alternativeInterpersonal relations and democratic administration a contribution for construction of pedagogic doingeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasil.por
dc.degree.specializationGestão Educacionalpor
dc.description.resumoA presente pesquisa investigou como se desenvolve o processo de gestão democrática a partir das relações interpessoais. A abordagem metodológica foi qualitativa, caracterizando-se como um estudo de caso. Os participantes foram duas professoras integrantes da equipe diretiva, uma professora da Educação Infantil e uma professora dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, de uma escola da rede pública do município de Santa Maria, RS. As informações foram coletadas por meio de conversas informais, observações, análise documental (Projeto Político Pedagógico) e questionário. Pode-se perceber que a gestão democrática incluindo a participação comunitária vem desenvolvendo-se como processo, isto é com avanços e recuos na construção de sua história. Na medida em que pais, alunos, professores e funcionários têm a oportunidade de participar da tomada de decisões na escola acaba-se favorecendo o fortalecimento das relações interpessoais no ambiente escolar.por
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


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  • Gestão Educacional [289]
    Coleção de trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional.

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