Relações interpessoais e gestão democrática: uma contribuição a construção do fazer pedagógico
Abstract
A presente pesquisa investigou como se desenvolve o processo de gestão
democrática a partir das relações interpessoais. A abordagem metodológica foi
qualitativa, caracterizando-se como um estudo de caso. Os participantes foram duas
professoras integrantes da equipe diretiva, uma professora da Educação Infantil e
uma professora dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, de uma escola da rede
pública do município de Santa Maria, RS. As informações foram coletadas por meio
de conversas informais, observações, análise documental (Projeto Político
Pedagógico) e questionário. Pode-se perceber que a gestão democrática incluindo a
participação comunitária vem desenvolvendo-se como processo, isto é com avanços
e recuos na construção de sua história. Na medida em que pais, alunos, professores
e funcionários têm a oportunidade de participar da tomada de decisões na escola
acaba-se favorecendo o fortalecimento das relações interpessoais no ambiente
escolar.
Collections
- Gestão Educacional [289]