Filhos da guerra, cainismo e protagonismo infanto-juvenil em Los Abel (1948), de Ana María Matute e Duelo en El Paraíso (1955), de Juan Goytisolo
Resumo
Cainismo, temática abordada com regularidade em obras pertencentes à Literatura Espanhola e Universal, toma como pressuposto inicial, o relato integrante do capítulo IV, do livro de Gênesis, de maneira que em se analisando o vocábulo mencionado, podemos compreendê-lo, inserido nos contextos dos romances Los Abel (1948), de Ana María Matute (1925-2014) e Duelo en El Paraíso (1955), de Juan Goytisolo (1931-2017). O modelo de representação referido alude ao contexto em que se desenvolvera o confronto armado, denominado de Guerra Civil Espanhola (1936-1939), sendo que o enfrentamento entre grupos cindira a população da Espanha em duas metades rivais, os nacionalistas, bem como os republicanos, permitindo crer que os autores das obras mencionadas utilizaram como fonte inspiradora para a composição de suas narrativas, a temática bíblica abordada nos enredos de ambas. O cainismo representa o conflito social manifestado na luta armada, de maneira que, nesta, a não-aceitação imediata de mudança de um regime para outro, ou seja, de monarquia à república, ameaçaria as estruturas tradicionais da Espanha. Ao lado do tema, evidenciado nos romances supracitados, o estudo do protagonismo infanto-juvenil constitui um dos referenciais bases para esta investigação científica. O objetivo da presente tese consiste em estabelecer relação entre cainismo e protagonismo infanto-juvenil, nas obras, considerando a preponderância dos acontecimentos sociais sobre o indivíduo isolado. O protagonismo infanto-juvenil se revela à medida que os enfrentamentos ideológicos, bem como a ausência de um representante, impelem os indivíduos a tomarem posicionamento a favor de um dos bandos, salientando-se que a neutralidade, no caso de adultos ou maiores de idade, implicaria na aceitação das condições impostas pelo grupo vencedor. No caso de jovens ou menores de idade, em uma busca de um meio no qual se pudesse inserir e manter-se. Destacamos como questão de pesquisa para a presente tese, o poder de transformação social desempenhado pelo protagonismo infanto-juvenil, caracterizado em narrativas, no tocante à modificação das expectativas produzidas dentro dos contextos sociais em que se desenvolveram. Como objetivo específico, refletiremos sobre a influência da memória histórica dos que testemunharam a guerra sobre a Literatura, uma vez que a memória obliterada pelo franquismo continua sendo recuperada constantemente. A metodologia utilizada é o estudo dos enredos, dos temas cainismo e protagonismo infanto-juvenil, bem como dos contextos em que foram produzidas as obras. O percurso metodológico inclui ainda a revisão bibliográfica de autores como Pedraza Jiménez e Rodrigues Cáceres (2012), Ramoneda (1998), Graham (2013), Buades (2013), Paz (2009), entre outros. A análise das ações, protagonizadas pelas personagens centrais dos romances referidos, constituirão os principais elementos caracterizadores da desestruturação social, originada pela guerra, de maneira que os resultados salientarão a função do texto literário, compreendendo-o como uma das fontes ativadoras dos mecanismos cognitivistas de recuperação da memória.
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