Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorPowaczuk, Ana Carla Hollweg
dc.creatorErro, Roxane Angela Machado
dc.date.accessioned2021-02-08T18:36:11Z
dc.date.available2021-02-08T18:36:11Z
dc.date.issued2020-09-14
dc.date.submitted2020
dc.identifier.citationERRO, R. A. M. A experiência leitora e a organização do trabalho pedagógico na educação de jovens e adultos. 2020. 56 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia Licenciatura Plena) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS, 2020.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/20294
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Pedagogia Licenciatura Plena Noturno, RS, 2020.por
dc.description.abstractThis work has the objective of understanding the involvement of the reading experience and the literacy process of young people and adults. In this sense, it is sought to identify the experiences of reading and writing and to acknowledge the processes involved in the appropriation of these skills to develop pedagogical mediations capable of favoring autonomy and protagonism of two subjects in the literacy process. This research was carried out during or supervised period in Initial Years, in an EJA modality, not the first semester of 2019, not Colégio Estadual Tancredo Neves, born in the city of Santa Maria-RS. The methodology used is based on a research-ação, ou seja, a concepção de teacher that reflects on their pedagogical action to qualify it. As a theoretical contribution, we used the studies of FERREIRO (2001) on the processes of reading and writing and the studies of FREIRE (1990) and (1996) on the processes of emancipation of the subject. The corpus of analysis used was formed from observations, plans, stories and reflections on the stage. The investigation allowed us to observe that the reading experience propitiates years that we carry out reading practice autonomously, looking for the possibilities of developing this activity in a more and more full way and the years that still have not reached the development of the reading practice, glimpse at the school or the middle of the realization dessa practice. A school should not go away to offer the opportunity of access to reading, especially when it comes to EJA students, since it is also the only opportunity to access reading at the school.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectExperiência leitorapor
dc.subjectAlfabetizaçãopor
dc.subjectEJApor
dc.subjectAutonomiapor
dc.titleA experiência leitora e a organização do trabalho pedagógico na educação de jovens e adultospor
dc.title.alternativeThe reading experience and the organization of pedagogical work in the education of youth and adultseng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasil.por
dc.degree.graduationPedagogia Licenciatura Plena Noturno.por
dc.description.resumoEste trabalho tem como objetivo compreender a implicação da experiência leitora no processo de alfabetização de jovens e adultos. Nesse sentido, buscou-se identificar as experiências de leitura e de escrita e reconhecer os processos implicados na apropriação dessas habilidades para desenvolver mediações pedagógicas capazes de favorecer a autonomia e o protagonismo dos sujeitos em processo de alfabetização. Essa pesquisa foi realizada durante o estágio supervisionado em Anos Iniciais, em uma turma na modalidade EJA, no primeiro semestre de 2019, no Colégio Estadual Tancredo Neves, na cidade de Santa Maria-RS. A metodologia utilizada está pautada na pesquisa-ação, ou seja, na concepção do professor que reflete sobre sua ação pedagógica para qualificá-la. Como aporte teórico utilizou-se os estudos de FERREIRO (2001) sobre os processos de leitura e de escrita e os estudos de FREIRE (1990) e (1996) sobre os processos de emancipação do sujeito. O corpus de análise utilizado foi formado a partir das observações, planejamentos, relatório e reflexões decorrentes do estágio. A pesquisa permitiu observar que a experiência leitora propicia aos que realizam a prática leitora de forma autônoma buscar na escola possibilidades de desenvolver essa ação de forma cada vez mais plena e aos que ainda não alcançaram o desenvolvimento da prática leitora vislumbrar na escola o meio da realização dessa prática. A escola não deve se furtar a oferecer a oportunidade de acesso à leitura, em especial quando se tratam de estudantes da EJA, os quais às vezes tem na escola sua única oportunidade a acesso à leitura.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

  • TCC Pedagogia - Noturno [77]
    Coleção de trabalhos de conclusão do Curso de Pedagogia - Licenciatura Plena - Noturno.

Mostrar registro simples