Diversidade religiosa em sala de aula
Resumo
Embora a população brasileira seja predominantemente cristã, percebe-se também uma pluralidade de crenças religiosas de matrizes diversas. Da mesma forma que essa característica é um traço capaz de viabilizar o respeito à diferença, é também catalizador de violência e intolerância. A escola não pode ficar indiferente a essa questão, pois a intolerância religiosa existe e se manifesta também no cotidiano escolar. Neste contexto, o presente trabalho tem como objetivo refletir e discutir sobre as dificuldades enfrentadas por professores e alunos em relação à diversidade religiosa, buscando soluções para que se torne possível fazer com que os alunos optem e permaneçam em uma forma-ção que visa a inclusão e o respeito a diferença. Por meio de uma pesquisa bibliográfica, o estudo busca contextualizar o Ensino Religioso nas escolas públicas, sua obrigatoriedade de oferta e matrí-cula facultativa, refletir sobre a diversidade religiosa no Brasil e seus reflexos em sala de aula, e reconhecer estratégias capazes de fazer com que educando opte e permaneça na disciplina de en-sino religioso, como disciplina que visa a inclusão e o respeito à diferença.
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