A metodologia aplicada nas aulas de ensino religioso nas escolas estaduais de Quaraí
Resumo
O presente artigo trata sobre a atuação aplicada e utilizada nas aulas de Ensino Religioso nas Escolas Estaduais de Quaraí, tendo como base as respostas fornecidas pelos professores em pesquisa de abordagem qualitativa. A partir das respostas, verificou-se que os temas mais recorrentes foram: o Ensino Religioso no Brasil, a formação do professor de Ensino Religioso, o uso da tecnologia como ferramenta de ensino, a abordagem de questões do cotidiano durante as aulas, a diversidade religiosa, os desafios para o Ensino Religioso e a ineficiência dos modelos tradicionais de aula. Para tanto, faz-se necessário que haja uma nova metodologia, que deixe para trás o modelo arcaico e tradicional de ensino de tal disciplina. Esse fato só será possível com a entrada de profissionais habilitados na área. Para isso, foi realizada a pesquisa bibliográfica com embasamento teórico através de autores como Junqueira, Giumbelli e Morel, entre outras importantes vozes que discutem e debatem tal abordagem, bem como a aplicação e análise de questionário aplicado a professores da cidade de Quaraí, com o objetivo de verificar a metodologia utilizada na sala de aula, através da fala dos próprios docentes.
Coleções
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: