A alteralidade e a conquista da paz
Resumo
O presente trabalho tem por objetivo a pesquisar a significação da noção da Alteridade sob o ponto de vista da autoimagem docente dos professores do Ensino Fundamental. Para abordar o tema que faz relação direta com o Ensino Religioso, a pesquisa a ser realizada terá abordagem qualitativa devido a disciplina trabalhar com um universo de significados, crenças, valores e atitudes, que correspondam a um espaço mais profundo das relações, dos fenômenos que não podem ser reduzidos a operacionalização de resultados. Como fonte de pesquisa uma narrativa autobiográfica de uma professora do Ensino Fundamental. A abordagem do tema, A alteridade e a conquista de uma sociedade alicerçada pelos princípios da paz, tem como referência as respostas das indagações sobre a noção do princípio da alteridade docente. E como ocorrem e são tratados na Instituição de Ensino as questões relacionadas à diversidade humana. e as questões da prática da intolerância a elas subjacentes. A pesquisa busca alicerçar através de pressupostos teóricos a relevância do tema para a edificação de uma sociedade humanamente sustentável. Que seriam conquistadas através do reconhecer, valorizar e acolher o caráter singular e diverso do ser humano; atribuir significado a vida através do “eu” e o “outro” e o nós em uma sociedade. O ambiente escolar constitui espaço privilegiado por proporcionar aos educandos a oportunidade de refletir sobre si mesmo e o ambiente que estão inseridos, seu espaço vivencial. Tornando desta forma a compreensão sobre o tema por parte de seus educadores indispensável. Através da fala da professora pode-se observar que este conceito a Alteridade não esta introjectado por parte dos docentes. Fazendo-se necessário por parte das instituições formadoras incluírem em seus projetos de ensino. Compreender que os direitos humanos asseguram o exercício da cidadania promovendo a cultura da paz. O ensino Religioso parte integrante do currículo da formação básica contribui para que os educandos construam seus sentidos pessoais de vida, a partir de valores e princípios éticos e da cidadania. Fazendo da Alteridade conceito chave a ser compreendido e agregado. Assim sendo a escola torna-se uma instituição mediadora desses conflitos em busca da sonhada sociedade de paz.
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