Públicos em relações públicas: desenvolvimento de uma ferramenta para caracterização de grupos de interesse
Resumo
O tema desta monografia é o estudo dos públicos em Relações Públicas, com delimitação no desenvolvimento de uma ferramenta para caracterização de públicos. Como problema, trazemos esse gargalo para a área. O objetivo geral é desenvolver uma ferramenta que auxilie no processo de caracterização de públicos em Relações Públicas. Como objetivos específicos, temos: construir um referencial teórico sobre o diagnóstico de públicos em Relações Públicas; testar um questionário de caracterização de públicos; analisar as potencialidades e fragilidades da ferramenta de caracterização, bem como as suas possibilidades de aplicação. O primeiro capítulo, após a introdução, compõe um referencial teórico denso sobre os estudos de públicos em Relações Públicas, com destaque para as definições de público (STEFFEN, 2008) e as categorizações propostas por Cesca (2006, p. 23 apud CESCA, 2012, p.32-33), França (2004, p. 104-113), Grunig (1983, p.145 apud FRANÇA, 2004, p. 54), Matrat (FRANÇA, 2004, p. 55-56) e Fortes (FRANÇA, 2004, p. 57-58). O segundo capítulo, após a introdução, aborda a metodologia utilizada na construção da ferramenta, apresentando o pré-teste e o teste final. O terceiro, após a introdução, traz os resultados obtidos com a ferramenta e a análise das suas potencialidades e fragilidades, nas quais entendemos que, apesar de necessitar de conhecimento prévio sobre o grupo de interesse, ela descreve o público a partir do seu ponto de vista, auxilia a planejar as estratégias de relacionamento e permite o cruzamento de dados, além de também ter a função de avaliar as ações de comunicação já realizadas
Coleções
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: