Projeto experimental trajetórias: sempre há uma história a mais para ser contada. Uma campanha de sensibilização para o Lar Vila Itagiba
Resumo
Este projeto experimental surgiu pela vontade de utilizar a prática de Relações Públicas como ferramenta transformadora na sociedade, possibilitando assim, uma comunicação de pessoas para pessoas visando o bem comum. Com relação ao problema de pesquisa, buscamos responder: como as ações de Relações Públicas podem ser importantes no processo de planejamento e de captação de recursos para uma entidade sem fins lucrativos? O trabalho possui como objetivo geral propor uma ação estratégica de Relações Públicas, que seja eficiente e eficaz para a captação de recursos para uma entidade sem fins lucrativos. Os objetivos específicos do projeto são: pensar a comunicação no terceiro setor, realizar um planejamento de comunicação em uma instituição do terceiro setor, propor ações estratégicas com base nos apontamento do planejamento. O foco principal deste trabalho foi a elaboração, envolvendo o planejamento, a execução e a avaliação de uma campanha de sensibilização voltada à sociedade Santamariense, objetivando angariar fundos para a instituição. Considerando ainda que, o lar nunca possuiu um setor de comunicação estruturado, todo o trabalho iniciado foi voltado às demandas mais urgentes. A campanha se intitulou “Trajetórias: sempre há mais uma história a ser contada”, e teve como propósito resgatar as histórias de vida dos idosos bem como seus sonhos. Este objetivo foi escolhido justamente para mostrar às pessoas que não possuem relação direta com idosos ou com o lar que, existem muita vida e sonhos na velhice. Além disso, as imagens de tristeza e de abandono acabam sendo sempre atreladas a instituições de acolhimento, no entanto, nestes espaços acabam se formando novos laços, amizades e histórias inspiradoras. A metodologia empregada foi qualitativa, através do uso da técnica da observação participante, entrevistas semi-estruturadas e diário de campo. Para o diagnóstico da atual situação do lar, foi utilizada a análise SWOT, auditoria de mídia e um relato sobre as métricas anteriores a campanha. Como estratégia metodológica da campanha, foi utilizado a imagem como resgate e para a avaliação dos impactos e resultados gerados foram realizados análises de métricas do facebook e feedbacks online. De forma geral, constatou-se que as estratégias que são eficientes e eficazes para arrecadar fundos para o terceiro setor são as focadas na sensibilização e na criação e manutenção de redes de relacionamento.
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