Contingenciamentos orçamentários nas universidades públicas: análise das estratégias argumentativas nos portais G1 e R7
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Data
2019-12-03Autor
Oliveira, Letícia Ribeiro de
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Este trabalho de conclusão de curso tem como objetivo analisar as estratégias argumentativas acionadas pelos portais G1 e R7 na cobertura noticiosa acerca dos contingenciamentos orçamentários nas universidades públicas, durante o período de trinta de abril a sete de maio de 2019. Para tanto, as estratégias argumentativas, propostas por Breton (1999), Autoridade, Pressupostos comuns ou valores e pontos de vista, e reenquadramento foram utilizadas para realizar a análise de 56 matérias publicadas no período selecionado. Além disso, também é apresentado o contexto político brasileiro após as eleições presidenciais de 2018 e um breve histórico sobre a
relação do Ministério da Educação e os cortes orçamentários nas universidades
públicas nas últimas décadas. Além disso, discorremos acerca do discurso midiático,
suas características, estratégias e relações de poder. Após a análise, concluiu-se que
os portais acionaram os três argumentos propostos, porém, enquanto o G1 utilizou mais
do argumento de Autoridade, a partir do momento em que aciona fontes, como reitores,
representantes de associações ligadas à educação superior e especialistas na área, o
R7 acionou mais o reenquadamento, de certa forma, tentando amenizar os contigenciamentos e, quase que excluisavamente, fazendo o uso de citações a partir de
discursos do Ministro da Educação, Abraham Weintraub.
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