Mostrar registro simples

dc.creatorRobaert, Damaris Wehrmann
dc.date.accessioned2021-04-06T17:26:52Z
dc.date.available2021-04-06T17:26:52Z
dc.date.issued2017-05-30
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/20486
dc.description.abstractThis research approaches possibilities and challenges concerning the articulation between areas of Education, Psychoanalysis and Initial Teachers Formation. The primary objective is in understanding the ways in which the psychoanalysis could improve the education and the initial training of teachers of teenagers, given that such an area is focused in thinking subjective aspects that are implicit and related to the formation of the psychic structure. Such aspects, very present in teaching profession, are also often forgotten in the pedagogical practice. Hence, this is a bibliographical research based on the qualitative approach and on Philosophical Hermeneutics (GADAMER, 2004) using them as main guiders. It is based on authors such as Freire (1996, 2014, 2015), Nóvoa (1992, 2009), Imbernón (2010, 2011), García (1999), Gatti (2000, 2010) e Arroyo (2013), of Education and Teachers Formation areas; and, Freud (1913, 1914, 1919, 1925, 1933), Kupfer (2001, 2013), Mrech (1999, 2005), Pereira (2005, 2003), Bacha (2002, 2003), Silva (1994) and Gutierra (2003), of Psychoanalysis area. This research have shown that several authors, such as Freud, have been working on relations between psychoanalysis and education. Although, only a few works have investigated specifically the Psychoanalysis contributions to the initial teacher formation. The main contribution possibilities are mostly related to the understanding of the relational aspects built between teachers and students; of the unconscious phenomena that act in educative contexts, although being not easily perceivable; of implications in considering the concept of subject through the psychoanalysis perspective, such as the changes caused in the way of understanding the learning difficulties; and, of the importance of language as a part of subjects and institutions. Among the major challenges, the impossibilities of anticipating or of knowing posteriorly the effects produced by a room for dialogue in the initial teachers formation have been revealed in the psychoanalysis aspects. In addition, there are difficulties in approaching the same effects in short amount of time and in articulation with the needs felt in teaching practice, contextualizing the studied theory, and not only teaching unrelated concepts of the future teaching practice.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectPsicanálisepor
dc.subjectFormação de professorespor
dc.subjectAdolescênciapor
dc.subjectEducationeng
dc.subjectPsychoanalysiseng
dc.subjectTeachers formationeng
dc.subjectTeenageeng
dc.titlePsicanálise, educação e formação inicial de professores: desafios, articulações e contribuições possíveispor
dc.title.alternativePsychoanalysis, education and initial teachers formation: challenges, connections and possible contributionseng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoEsta pesquisa aborda possibilidades e desafios concernentes à articulação entre as áreas da Educação, da Psicanálise e Formação Inicial de Professores. Objetiva, principalmente, compreender de que forma a psicanálise poderia contribuir com a educação e com a formação inicial de professores de adolescentes, uma vez que esta é uma das áreas que se ocupa de pensar aspectos subjetivos, implícitos e relacionais da constituição psíquica dos sujeitos, tão presentes na profissão docente, e ao mesmo tempo tantas vezes esquecidos ou secundarizados na prática pedagógica. Esta é, portanto, uma pesquisa bibliográfica, com base na abordagem qualitativa e na Hermenêutica Filosófica (GADAMER, 2004), como principais orientadores para a sua construção. Está referenciada em autores como Freire (1996, 2014, 2015), Nóvoa (1992, 2009), Imbernón (2010, 2011), García (1999), Gatti (2000, 2010) e Arroyo (2013), da área da Educação e Formação de Professores; e, Freud (1913, 1914, 1919, 1925, 1933), Kupfer (2001, 2013), Mrech (1999, 2005), Pereira (2005, 2003), Bacha (2002, 2003), Silva (1994) e Gutierra (2003), da área da Psicanálise. Com a pesquisa, foi possível constatar que vários autores, desde Freud, já vêm trabalhando sobre as relações entre psicanálise e educação. Apesar disso, poucos foram os estudos que se ocuparam de pensar mais especificamente as contribuições da psicanálise à formação inicial de professores. Entre as possibilidades de contribuições, destacaram-se aquelas relacionadas à compreensão dos aspectos relacionais que se formam entre professores e alunos; dos fenômenos inconscientes sempre atuantes nos contextos educativos, apesar de não facilmente perceptíveis; das implicações de se considerar o conceito de sujeito a partir da psicanálise, como, por exemplo, as mudanças que este acarreta ao modo de entender as dificuldades de aprendizagem; e, da importância da linguagem como constituinte dos sujeitos e das instituições. Já entre os principais desafios, sobressaíram-se as impossibilidades de se antecipar ou de se conhecer posteriormente os efeitos produzidos por um espaço dialógico, oportunizado durante a formação inicial de professores, quanto a aspectos da psicanálise; e, também, as dificuldades de se abordar os mesmos em curto espaço de tempo e em articulação com as necessidades sentidas na prática docente, de forma a contextualizar a teoria estudada, e não apenas ensinar conceitos desvinculados da futura prática pedagógica docente.por
dc.contributor.advisor1Kronbauer, Luiz Gilberto
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9231065813001096por
dc.contributor.referee1Henz, Celso Ilgo
dc.contributor.referee2Drugg, Angela Maria Schneider
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International