Psicanálise, educação e formação inicial de professores: desafios, articulações e contribuições possíveis

View/ Open
Date
2017-05-30Author
Robaert, Damaris Wehrmann
Primeiro membro da banca
Henz, Celso Ilgo
Segundo membro da banca
Drugg, Angela Maria Schneider
Metadata
Show full item recordAbstract
Esta pesquisa aborda possibilidades e desafios concernentes à articulação entre as
áreas da Educação, da Psicanálise e Formação Inicial de Professores. Objetiva,
principalmente, compreender de que forma a psicanálise poderia contribuir com a
educação e com a formação inicial de professores de adolescentes, uma vez que
esta é uma das áreas que se ocupa de pensar aspectos subjetivos, implícitos e
relacionais da constituição psíquica dos sujeitos, tão presentes na profissão docente,
e ao mesmo tempo tantas vezes esquecidos ou secundarizados na prática
pedagógica. Esta é, portanto, uma pesquisa bibliográfica, com base na abordagem
qualitativa e na Hermenêutica Filosófica (GADAMER, 2004), como principais
orientadores para a sua construção. Está referenciada em autores como Freire
(1996, 2014, 2015), Nóvoa (1992, 2009), Imbernón (2010, 2011), García (1999),
Gatti (2000, 2010) e Arroyo (2013), da área da Educação e Formação de
Professores; e, Freud (1913, 1914, 1919, 1925, 1933), Kupfer (2001, 2013), Mrech
(1999, 2005), Pereira (2005, 2003), Bacha (2002, 2003), Silva (1994) e Gutierra
(2003), da área da Psicanálise. Com a pesquisa, foi possível constatar que vários
autores, desde Freud, já vêm trabalhando sobre as relações entre psicanálise e
educação. Apesar disso, poucos foram os estudos que se ocuparam de pensar mais
especificamente as contribuições da psicanálise à formação inicial de professores.
Entre as possibilidades de contribuições, destacaram-se aquelas relacionadas à
compreensão dos aspectos relacionais que se formam entre professores e alunos;
dos fenômenos inconscientes sempre atuantes nos contextos educativos, apesar de
não facilmente perceptíveis; das implicações de se considerar o conceito de sujeito a partir da psicanálise, como, por exemplo, as mudanças que este acarreta ao modo
de entender as dificuldades de aprendizagem; e, da importância da linguagem como
constituinte dos sujeitos e das instituições. Já entre os principais desafios,
sobressaíram-se as impossibilidades de se antecipar ou de se conhecer
posteriormente os efeitos produzidos por um espaço dialógico, oportunizado durante
a formação inicial de professores, quanto a aspectos da psicanálise; e, também, as
dificuldades de se abordar os mesmos em curto espaço de tempo e em articulação
com as necessidades sentidas na prática docente, de forma a contextualizar a teoria
estudada, e não apenas ensinar conceitos desvinculados da futura prática
pedagógica docente.
Collections
The following license files are associated with this item: