Desenvolvimento de proposição tecnológica cuidativo-educacional com a equipe multiprofissional de uma unidade cirúrgica
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Data
2019-08-05Primeiro membro da banca
Primo, Cândida Caniçali
Segundo membro da banca
Girardon-Perlini, Nara Marilene Oliveira
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Em âmbito hospitalar observa-se profundas e constantes mudanças, com a crescente e acelerada inovação tecnológica, em que disponibiliza aos profissionais da saúde e usuários, os mais diversos tipos de tecnologias, onde destacamos as tecnologias cuidativo-educacionais. As tecnologias cuidativo-educacionais são tratadas nesta pesquisa como um conjunto de saberes/conhecimentos científicos, que sustentam a operacionalização do processo de cuidar e educar do outro de modo direto e indireto na práxis do enfermeiro, a partir da experiência cotidiana e da pesquisa dentro de uma perspectiva crítica, reflexiva, criadora, transformadora e multidimensional entre os seres humanos e o meio em que se inserem. Objetivou-se desenvolver uma proposta de Tecnologia Cuidativo-Educacional, a partir das necessidades da práxis da equipe multiprofissional de uma unidade de cirurgia geral de um Hospital Universitário do Rio Grande do Sul. Trata-se de um estudo de desenvolvimento metodológico. O estudo foi realizado na unidade de Cirurgia Geral de um Hospital Universitário (HU) referência para o ensino, pesquisa, extensão e assistência para região Central do Estado do Rio Grande do Sul (RS). Os participantes deste estudo foram 23 profissionais de saúde que atuam nesta unidade. Para o presente estudo, foi desenvolvido um modelo metodológico de oito etapas, a saber: diagnóstico da realidade, teorização, análise e desenho coletivo da proposta tecnológica, teorização e desenvolvimento, apreciação, desenho final, validação e avaliação. No entanto, neste estudo foram realizadas as etapas um a seis, as demais serão realizadas em estudos sequentes. A coleta de dados foi realizada por meio da observação não participante e grupo focal, no período de fevereiro a outubro de 2018. A análise e interpretação dos dados ocorreu por meio da Análise de Conteúdo. Foram respeitados os aspectos éticos conforme a Resolução 466/2012. A partir da análise dos depoimentos e impressões, coletados por meio dos GF’s e observações, emergiram duas categorias, sendo estas: a práxis cuidativo-educacional cotidiana da equipe multiprofissional de saúde; necessidades e possibilidades para uma proposição de tecnologia cuidativo-educacional. A proposição tecnológica desenvolvida deste estudo é destinada a utilização dos profissionais de saúde da unidade de cirurgia geral para auxílio nas orientações de pacientes/acompanhantes para a alta hospitalar. Seu conteúdo aborda os aspectos e cuidados com a ferida operatória e os principais dispositivos de uso dos pacientes durante a internação hospitalar e após a alta: traqueostomia, sondas nasoenteral e nasogástrica, gastrostomia e jejunostomia, ostomias de eliminação, sondagem vesical intermitente no domicílio, e sonda vesical de demora. A proposição tecnológica encontra-se em formato eletrônico, disponível na intranet do sistema de computadores do Hospital Universitário em que a pesquisa foi desenvolvida. Como contribuição, espera-se que esta proposição tecnológica cuidativo-educacional após a sua validação e avaliação, seja um instrumento facilitador de orientações e informações para pacientes/acompanhantes cirúrgicos sobre o preparo da alta hospitalar e que possa ser utilizado como um aliado no incentivo ao autocuidado.
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