Percepções de professores universitários sobre seu papel na adaptação de alunos ao ensino superior
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Data
2018-08-30Primeiro coorientador
Souza, Luciana Karine
Primeiro membro da banca
Oliveira, Clarissa Tochetto de
Segundo membro da banca
Lisboa, Carolina Saraiva de Macedo
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Esta dissertação teve como objetivo investigar as percepções de professores do Ensino Superior
(ES) sobre o processo de adaptação dos estudantes à universidade. Foram desenvolvidos dois
estudos para alcançar esse objetivo. Na ausência de artigos publicados sobre adaptação à
universidade a partir do ponto de vista dos professores, conduziu-se uma revisão de literatura
sobre o tema mais amplo da adaptação à universidade. Uma revisão integrativa de artigos
publicados em língua portuguesa foi conduzida sobre o processo de adaptação, ajustamento e
integração à universidade. Dezessete estudos compuseram a amostra final para análise
detalhada, publicados entre 2006 e 2016, obtidos das bases de dados ScIELO, PePSIC e
LILACS. Os critérios de inclusão foram ser artigo científico, escrito em português e de
periódico revisado por pares. As análises mostraram que os docentes universitários exercem
importante influência sobre a adaptação acadêmica dos estudantes, mais especificamente em
seu domínio teórico e habilidades didáticas, motivacionais e interpessoais. Abertura ao diálogo
e dedicação à adaptação acadêmica e formação dos estudantes são disposições fundamentais
para o docente auxiliar na adaptação acadêmica dos alunos. O segundo estudo buscou conhecer
as percepções dos professores sobre o processo de adaptação dos estudantes ao ES. Foram
entrevistados 16 docentes de diferentes cursos superiores, de ambos os sexos, com idade entre
34 e 69 anos. A experiência docente variou de 2 anos e meio a 39 anos. A análise qualitativa
realizada sobre os dados foi por codificação descritiva e categorização dos códigos em
agrupamentos semelhantes em sentido. Dois conjuntos de resultados foram obtidos da análise:
as percepções dos docentes sobre a adaptação acadêmica dos alunos, e as sugestões dos
docentes sobre como o professor universitário pode auxiliar os alunos a ter sucesso na
adaptação. Os conteúdos mais significativos derivados da análise das percepções dos docentes
sobre o que influencia a adaptação acadêmica do aluno foram: relacionamentos interpessoais
dos alunos, comportamentos do docente frente à adaptação do aluno, e o comportamento do
aluno frente a sua própria adaptação acadêmica. Um dos caminhos de destaque para adotar para
futuros estudos é melhor preparar os estudantes para a transição do ensino médio para a
universidade, e melhor preparar os docentes universitários para lidar com os desafios da
adaptação acadêmica dos alunos.
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