Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorGoldschmidt, Andréa Inês
dc.creatorSilveira, Maira dos Santos
dc.date.accessioned2021-05-13T13:59:57Z
dc.date.available2021-05-13T13:59:57Z
dc.date.issued2020-10-09
dc.date.submitted2020
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/20865
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (graduação) – Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Tecnologia, Curso de Ciências Biológicas, RS, 2020.por
dc.description.abstractCurrently, the enviromental issues are being highlighted all over the world and are generating discussions in the most diverse spheres of society. Against the emerging environmental crisis related to human actions, discussions about sustainability and sustainable development arise. The enviromental issues requires education for all, and it is essential to teach and learn so that sustainable actions can be praticed. The aims of the present study are to investigate and analyze the perceptions of early years students of elementary school on sustainability, and through these, propose strategies to sensitize students to sustainable practical attitudes, providing scientific literacy and the oportunity of change and expansion knowledge about sustainability. The investigation of perceptions, which involved forty five early years students in a public school, consisted of the application of a semi-structured questionnaire. Were realized the following activities: (1) conversation about sustainability practices and ecological corridors for bees; and reading of the book História da Turma da Mônica: Sustentabilidade; (2) visitation to the campus of UFSM-Palmeira das Missões; and (3) development of didactic material and ecological corridors for bees. The results evidenced that 38,2% of the students recognized the word sustainability, enphasizing informal places of learning. However, 30,3% didn’t recognized the word sustainability. Also, 29% of students atributted sustainability as human support and 47,6% didn’t know what sustainable practices are. For the evaluation of the proposed activities, it was requested to the students drawings that represented what they had learned, which demonstrated the potential of science teaching linked to scientific literacy, since no student mentioned unsustainable actions. The school must provide possibilities, based on the students previous knowledge and pedagogical practices that break the epistemologial barriers.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectEnsino de ciênciaspor
dc.subjectPrimeiros anos escolarespor
dc.subjectConcepçõespor
dc.subjectScience teachingeng
dc.subjectFirst school yearseng
dc.subjectConceptions.eng
dc.titleInvestigação das percepções sobre sustentabilidade entre alunos de anos iniciaispor
dc.title.alternativeInvestigation of perceptions on sustainability among students from early yearseng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localPalmeira das Missões, RS, Brasilpor
dc.degree.graduationCurso de Ciências Biológicaspor
dc.description.resumoAtualmente as questões ambientais ocupam lugar de destaque e têm feito parte da pauta de discussão nas mais diversas esferas da sociedade. Diante da crise ambiental emergente referente as ações antrópicas, surgem as discussões sobre a sustentabilidade e o desenvolvimento sustentável. A questão ambiental exige uma educação para todos, sendo indispensável ensinar e aprender para então, colocar em prática ações sustentáveis. A pesquisa teve como objetivo investigar e analisar as percepções de estudantes de anos iniciais do ensino fundamental sobre sustentabilidade e, por meio dessas propor estratégias para sensibilizar os educandos para atitudes práticas sustentáveis, proporcionando uma alfabetização científica e a possibilidade de mudança e/ou ampliação dos conhecimentos sobre sustentabilidade. A investigação das percepções sobre sustentabilidade, envolvendo quarenta e cinco alunos de anos iniciais do ensino fundamental de uma escola pública, consistiu na aplicação de um questionário semiestruturado referente a sustentabilidade. Foram realizadas atividades como: (1) conversação sobre sustentabilidade, práticas sustentáveis e corredores ecológicos para abelhas; e leitura do texto História da Turma da Mônica: Sustentabilidade; (2) Visitação ao campus UFSM-Palmeira das Missões; e (3) desenvolvimento de material didático, corredor ecológico para abelhas. Os dados foram tabulados e analisados de acordo com a Análise de Conteúdo (BARDIN, 2011). Os resultados evidenciam que 38,2% dos alunos reconhecem a palavra sustentabilidade, enfatizando locais informais de aprendizagem, porém, 30,3% desconhecem o que é sustentabilidade. As concepções dos alunos estão atreladas no sentido de sustento humano (29%). Além disso, 47,6% dos alunos não sabem o que são práticas sustentáveis. Para a avaliação das atividades propostas, foi solicitado a construção de desenhos elaborados pelos alunos, os quais demostraram a potencialidade do ensino de ciências atrelado a alfabetização científica, pois nenhum aluno citou ações não sustentáveis. A escola deve possibilitar, a partir dos conhecimentos prévios dos alunos, praticas pedagógicas rompendo barreiras epistemológicas, por meio de um ensino de ciências voltado para a alfabetização científica.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS BIOLOGICASpor
dc.publisher.unidadeUFSM Palmeira das Missõespor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto