Investigação das percepções sobre sustentabilidade entre alunos de anos iniciais
Resumen
Atualmente as questões ambientais ocupam lugar de destaque e têm feito parte da pauta de discussão nas mais diversas esferas da sociedade. Diante da crise ambiental emergente referente as ações antrópicas, surgem as discussões sobre a sustentabilidade e o desenvolvimento sustentável. A questão ambiental exige uma educação para todos, sendo indispensável ensinar e aprender para então, colocar em prática ações sustentáveis. A pesquisa teve como objetivo investigar e analisar as percepções de estudantes de anos iniciais do ensino fundamental sobre sustentabilidade e, por meio dessas propor estratégias para sensibilizar os educandos para atitudes práticas sustentáveis, proporcionando uma alfabetização científica e a possibilidade de mudança e/ou ampliação dos conhecimentos sobre sustentabilidade. A investigação das percepções sobre sustentabilidade, envolvendo quarenta e cinco alunos de anos iniciais do ensino fundamental de uma escola pública, consistiu na aplicação de um questionário semiestruturado referente a sustentabilidade. Foram realizadas atividades como: (1) conversação sobre sustentabilidade, práticas sustentáveis e corredores ecológicos para abelhas; e leitura do texto História da Turma da Mônica: Sustentabilidade; (2) Visitação ao campus UFSM-Palmeira das Missões; e (3) desenvolvimento de material didático, corredor ecológico para abelhas. Os dados foram tabulados e analisados de acordo com a Análise de Conteúdo (BARDIN, 2011). Os resultados evidenciam que 38,2% dos alunos reconhecem a palavra sustentabilidade, enfatizando locais informais de aprendizagem, porém, 30,3% desconhecem o que é sustentabilidade. As concepções dos alunos estão atreladas no sentido de sustento humano (29%). Além disso, 47,6% dos alunos não sabem o que são práticas sustentáveis. Para a avaliação das atividades propostas, foi solicitado a construção de desenhos elaborados pelos alunos, os quais demostraram a potencialidade do ensino de ciências atrelado a alfabetização científica, pois nenhum aluno citou ações não sustentáveis. A escola deve possibilitar, a partir dos conhecimentos prévios dos alunos, praticas pedagógicas rompendo barreiras epistemológicas, por meio de um ensino de ciências voltado para a alfabetização científica.
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