Gêneros de texto da família das explicações em livros didáticos de língua portuguesa: uma análise com base nos sistemas de ideação e de conjunção
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Data
2019-12-17Primeiro membro da banca
Silva, Edna Cristina Muniz da
Segundo membro da banca
Silva, Thiago Santos da
Quarto membro da banca
Pinton, Francieli Matzembacher
Metadata
Mostrar registro completoResumo
A presente pesquisa tem como objetivo principal investigar instanciações de gêneros de texto da
família das Explicações, com base nos sistemas semântico-discursivos de IDEAÇÃO e CONJUNÇÃO
da Linguística Sistêmico-Funcional, na coleção Português: Linguagens (CEREJA; MAGALHÃES
2005) para os anos finais do Ensino Fundamental, a fim de verificar como são informados conteúdos
de língua portuguesa para esse nível de ensino. O estudo está alicerçado nos princípios da
Linguística Sistêmico-Funcional (LSF), mais especificamente, na metafunção ideacional (oração como
representação e relações lógicas), nos estudos relacionados à análise de gêneros de texto (MARTIN;
ROSE, 2008; ROSE; MARTIN, 2012) e nos sistemas semântico-discursivos de IDEAÇÃO e
CONJUNÇÃO. Foram aplicados cinco critérios para a constituição do corpus: 1) textos com propósito
sociocomunicativo de informar; 2) textos com potencial para instanciar gêneros da família das
Explicações; 3) textos com marcas linguísticas apresentadas como caracterizadoras dos gêneros na
perspectiva da LSF; 4) textos pertencentes à seção “A língua em foco e 5) textos na voz autoral.
Assim, o corpus constitui-se de 19 Explicações, que fazem parte da coleção Português: Linguagens
para os anos finais do Ensino Fundamental do triênio 2017 a 2019 (BRASIL, 2015). Foram analisadas
escolhas linguísticas dos sistemas semântico-discursivos de IDEAÇÃO e CONJUNÇÃO (MARTIN,
1992; MARTIN; ROSE, 2007), ancoradas por suas realizações léxico-gramaticais (HALLIDAY;
MATTHIESSEN, 2014), tendo em vista as variáveis do contexto de situação (HALLIDAY, 1989;
MARTIN, 1992), para identificar as etapas e fases de gênero em cada texto do corpus. Como
resultados, encontramos instanciações de três gêneros da família de Explicações: Explicação
Condicional (10), Explicação Fatorial (6) e Explicação Sequencial (3). As Explicações Condicionais
são organizadas pelas etapas Fenômeno ^ Explicação e pelas fases contextualização,
exemplificação, condições, reiteração da Explicação, reiteração do Fenômeno e divergência, que são
as condições de uso de recursos da língua portuguesa. Os principais recursos linguísticos
caracterizadores são as conjunções condicionais “quando” e “se”. As Explicações Fatoriais são
organizadas pelas etapas Fenômeno ^ Explicação e pelas fases contextualização, descrição,
conceito, fatores, reiteração de fatores e de Fenômeno e exemplificação. Por fim, as Explicações
Sequenciais são organizadas pelas etapas Fenômeno ^ Explicação e pelas fases contextualização,
conceito, causa/consequência, exemplificação, retomada do Fenômeno. Tanto nas Explicações
Fatoriais quanto nas Sequenciais, os principais recursos dos sistema semântico-discursivo de
IDEAÇÃO são a repetição do participante “coisa” e do participante “pessoa”, a elipse do participante
“coisa’, a meronímia apresentação de “partes” para esclarecer o “todo”; do sistema de CONJUNÇÃO
são as conjunções externas “porque”, “como” e internas “logo”, “mas”. É importante destacar que,
neste estudo, não houve ocorrência de Explicações Consequenciais, pois, para explicar a língua,
foram utilizados fatores, condições e eventos. A Explicação Consequencial relaciona-se à
transformação ou a esclarecimentos de fenômenos, o que difere dos propósitos dos textos analisados
em nossa pesquisa. Em resumo, as análises empreendidas nesta tese mostram recursos
caracterizadores de gêneros de texto da família das Explicações no campo da língua portuguesa que
poderão auxiliar os professores em sala de aula no que diz respeito como ler textos que explicam
conteúdos sobre a língua.
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