Recursos tecnológicos: contribuições na formação continuada de professores
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Data
2017-01-17Primeiro membro da banca
Rela, Eliana
Segundo membro da banca
Siluk, Ana Cláudia Pavão
Metadata
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A presente pesquisa, desenvolvida na linha de pesquisa,Desenvolvimento de
Tecnologias Educacionais em Rede e na Área de Concentração, Tecnologias
Educacionais em Rede para Inovação e Democratização da Educação no Curso de
Mestrado Profissional em Tecnologias Educacionais em Rede, na UFSM, estudo
voltado para a integração de recursos tecnológicos livres na prática docente, visto que
são ferramentas disponíveis no contexto escolar dos professores. Nesse enfoque,
objetivou analisar de que maneira os recursos tecnológicos aplicados em um curso de
formação continuada de professores para a integração de recursos tecnológicos livres
contribui para a prática docente. Apresenta como referencial, teórico Kenski (2003),
Behrens (2013), Libâneo (2004), entre outros. Caracteriza-se como pesquisa-ação e
é desenvolvida em quatro etapas. Na primeira, identificamos as demandas dos
professores pertencentes à rede Estadual de Educação do RS, no município de
Palmeira das Missões, por meio do Núcleo de Tecnologia Educacional (NTE), local de
realização de capacitações para professores pertencentes ao núcleo da 20ª
Coordenadoria Regional de Educação (CRE). Na segunda, aplicamos um curso em
formato de oficina, utilizando os softwares livre HagáQuê, LibreOffice Impress, Xmind
e LibreOffice Calc. Na terceira, analisamos as contribuições das oficinas e, na quarta
etapa, realizamos a apresentação de nosso produto final, ou seja, a divulgação dos
tutoriais (vídeos e descritivos), nos portais do Professor do Ministério da Educação e
Cultura e no de Recursos Educacionais da CAPES denominado EduCAPES.
Observamos, com a aplicação e análise deste estudo, que, com o devido
planejamento e um profissional com capacitação, a integração de recursos
tecnológicos livres na educação se torna uma ferramenta de grande valia, tanto para
quem faz a mediação do conhecimento, quanto àquele que é sujeito do processo de
aprendizagem. Assim, é o ambiente colaborativo que proporciona a interação entre
professor, aluno, a construção do conhecimento e a formação da autonomia.
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