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dc.contributor.advisorSilva, Rosângela Marion da
dc.creatorPedroso, Andressa Bressan
dc.date.accessioned2021-05-21T13:43:52Z
dc.date.available2021-05-21T13:43:52Z
dc.date.issued2021-01-19
dc.date.submitted2021
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/20954
dc.descriptionArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências da Saúde, Curso de Especialização em Residência Multiprofissional Integrada em Gestão e Atenção Hospitalar no Sistema Público de Saúde, RS, 2021.por
dc.description.abstractIntroduction: aging predisposes to geriatric syndromes, such as falls. They have consequences for the health and quality of life of the elderly and are a public health problem due to the financial, social and health impact. There is a need for work aimed at preventing falls at different levels of health care. The present work aims to strengthen positive attitudes aimed at preventing falls in the elderly. Methodology: it is an intervention project created from the experiences of the multidisciplinary resident team. From a conversation with the professionals of the health team of the Surgical Unit of a hospital, proposals for instruments for health education for the prevention of falls were created, namely: an educational folder with a checklist of care, educational video and educational games. Results and discussion: the materials were developed based on literature search and with specific methodologies, and then they were presented to the multiprofessional team of the unit. It was not possible to apply the intervention in the elderly, because of the COVID-19 pandemic. The results of this stage were brought in an experience report. The instruments created are capable of equipping professionals, contributing as a way to the sharing of knowledge. Education and health are considered inseparable practices, capable of promoting autonomy to the subject. Thus, health education practices should be strengthened with a view to preventing falls, as well as improving health and quality of life amidst its reality.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectIdosospor
dc.subjectQuedaspor
dc.subjectFratura de quadrilpor
dc.subjectEducação em saúdepor
dc.subjectQualidade de vidapor
dc.subjectElderlyeng
dc.subjectFallseng
dc.subjectHip fractureeng
dc.subjectHealth educationeng
dc.subjectQuality of lifeeng
dc.titleEducação em saúde para a prevenção de quedas em idosospor
dc.title.alternativeHealth education for falls prevention in elderlyeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationResidência Multiprofissional Integrada em Gestão e Atenção Hospitalar no Sistema Público de Saúdepor
dc.description.resumoIntrodução: o envelhecimento predispõe às síndromes geriátricas, como as quedas. Estas geram consequências à saúde e qualidade de vida do idoso e são um problema de saúde pública devido ao impacto financeiro, social e em saúde. Observa-se a necessidade de trabalhos voltados à prevenção de quedas nos diferentes níveis de atenção à saúde. O presente trabalho tem como objetivo fortalecer atitudes favoráveis para a prevenção de quedas em idosos. Metodologia: trata-se de um projeto de intervenção criado a partir das vivências da equipe de residentes multiprofissionais. Após de uma conversa com os profissionais da equipe de saúde da Unidade Cirúrgica de um hospital, foram criadas propostas de instrumentos para educação em saúde para prevenção de quedas, sendo estes: um folder com checklist de cuidados, um vídeo e jogos educativos. Resultados e discussão: os materiais foram elaborados a partir de busca à literatura e com metodologias específicas, e então foram apresentados à equipe multiprofissional de referência da unidade. Não foi possível realizar a intervenção com os idosos internados em função da pandemia da COVID-19. Os resultados dessa etapa foram descritos em relato de experiência. Os materiais mostraram-se como tecnologias capazes de instrumentalizar os profissionais, contribuindo para o compartilhamento dos conhecimentos. A educação e a saúde são consideradas práticas indissociáveis, capazes de promover autonomia ao sujeito. Assim, deve ocorrer o fortalecimento das práticas de educação em saúde visando a prevenção de quedas, a melhora da saúde e da qualidade de vida em meio à sua realidade.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDEpor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências da Saúdepor


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