dc.contributor.advisor | Silva, Rosângela Marion da | |
dc.creator | Pedroso, Andressa Bressan | |
dc.date.accessioned | 2021-05-21T13:43:52Z | |
dc.date.available | 2021-05-21T13:43:52Z | |
dc.date.issued | 2021-01-19 | |
dc.date.submitted | 2021 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/20954 | |
dc.description | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências da Saúde, Curso de Especialização em Residência Multiprofissional Integrada em Gestão e Atenção Hospitalar no Sistema Público de Saúde, RS, 2021. | por |
dc.description.abstract | Introduction: aging predisposes to geriatric syndromes, such as falls. They have
consequences for the health and quality of life of the elderly and are a public health
problem due to the financial, social and health impact. There is a need for work
aimed at preventing falls at different levels of health care. The present work aims to
strengthen positive attitudes aimed at preventing falls in the elderly. Methodology: it
is an intervention project created from the experiences of the multidisciplinary
resident team. From a conversation with the professionals of the health team of the
Surgical Unit of a hospital, proposals for instruments for health education for the
prevention of falls were created, namely: an educational folder with a checklist of
care, educational video and educational games. Results and discussion: the
materials were developed based on literature search and with specific
methodologies, and then they were presented to the multiprofessional team of the
unit. It was not possible to apply the intervention in the elderly, because of the
COVID-19 pandemic. The results of this stage were brought in an experience report.
The instruments created are capable of equipping professionals, contributing as a
way to the sharing of knowledge. Education and health are considered inseparable
practices, capable of promoting autonomy to the subject. Thus, health education
practices should be strengthened with a view to preventing falls, as well as improving
health and quality of life amidst its reality. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Idosos | por |
dc.subject | Quedas | por |
dc.subject | Fratura de quadril | por |
dc.subject | Educação em saúde | por |
dc.subject | Qualidade de vida | por |
dc.subject | Elderly | eng |
dc.subject | Falls | eng |
dc.subject | Hip fracture | eng |
dc.subject | Health education | eng |
dc.subject | Quality of life | eng |
dc.title | Educação em saúde para a prevenção de quedas em idosos | por |
dc.title.alternative | Health education for falls prevention in elderly | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Residência Multiprofissional Integrada em Gestão e Atenção Hospitalar no Sistema Público de Saúde | por |
dc.description.resumo | Introdução: o envelhecimento predispõe às síndromes geriátricas, como as quedas.
Estas geram consequências à saúde e qualidade de vida do idoso e são um
problema de saúde pública devido ao impacto financeiro, social e em saúde.
Observa-se a necessidade de trabalhos voltados à prevenção de quedas nos
diferentes níveis de atenção à saúde. O presente trabalho tem como objetivo
fortalecer atitudes favoráveis para a prevenção de quedas em idosos. Metodologia:
trata-se de um projeto de intervenção criado a partir das vivências da equipe de
residentes multiprofissionais. Após de uma conversa com os profissionais da equipe
de saúde da Unidade Cirúrgica de um hospital, foram criadas propostas de
instrumentos para educação em saúde para prevenção de quedas, sendo estes: um
folder com checklist de cuidados, um vídeo e jogos educativos. Resultados e
discussão: os materiais foram elaborados a partir de busca à literatura e com
metodologias específicas, e então foram apresentados à equipe multiprofissional de
referência da unidade. Não foi possível realizar a intervenção com os idosos
internados em função da pandemia da COVID-19. Os resultados dessa etapa foram
descritos em relato de experiência. Os materiais mostraram-se como tecnologias
capazes de instrumentalizar os profissionais, contribuindo para o compartilhamento
dos conhecimentos. A educação e a saúde são consideradas práticas indissociáveis,
capazes de promover autonomia ao sujeito. Assim, deve ocorrer o fortalecimento
das práticas de educação em saúde visando a prevenção de quedas, a melhora da
saúde e da qualidade de vida em meio à sua realidade. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Ciências da Saúde | por |