Tecnologia educativa para aprendizagem da fisiologia da lactação: criação e validação do conteúdo visual

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Data
2019-01-28Primeiro coorientador
Padoin, Stela Maris de Mello
Primeiro membro da banca
Vieira, Ana Cláudia Garcia
Segundo membro da banca
Weinmann, Angela Regina Maciel
Metadata
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As tecnologias educativas são recursos facilitadores no processo de aprendizagem. A utilização de uma ferramenta visual favorece a compreensão dos saberes, tornando o usuário do conhecimento participativo nesse processo ao permitir visualizar o conteúdo proposto. Entre os temas abordados, destaca-se a fisiologia da lactação como conteúdo essencial para prática-clínica, uma vez que o aleitamento materno oferece inúmeros benefícios para a saúde materno-infantil. Dessa forma, o presente trabalho teve como objetivo geral: Criar o conteúdo visual de uma tecnologia educativa para aprendizagem da fisiologia da lactação e validar o conteúdo com juízes especialistas. Método: Estudo metodológico conduzido pelo modelo conceitual da Tradução do Conhecimento à ação para desenvolver uma ferramenta/produto do conhecimento. A criação se deu no período de março a outubro de 2018 em parceria com o Núcleo de Tecnologia Educacional da Universidade Federal de Santa Maria. O roteiro para a animação foi desenvolvido a partir da identificação do conteúdo imagético da fisiologia da lactação e da seleção de imagens-chave por meio de uma busca em livros didáticos e manuais desenvolvidos pelo Ministério da Saúde, na Biblioteca Nacional Digital do Brasil, Biblioteca Virtual de Saúde e SciELO livros. A validação ocorreu de outubro a novembro de 2018 quando foram convidados em torno de 100 profissionais expertises nas temáticas de aleitamento materno ou saúde materno-infantil e com experiência no ensino, pesquisa ou assistência. Esses profissionais foram acessados pela Rede Internacional em Defesa do Direito de Amamentar, International Board of Lactation Consultant Examiners, Rede Internacional de Enfermagem em Saúde Infantil, e Rede de Estudos de Tecnologias Educacionais, e por meio da técnica bola de neve foi composta a amostra com 27 juízes expertises que responderam a um questionário do tipo Likert em plataforma online. Resultados: O produto foi desenvolvido a partir da técnica de animação para favorecer a aprendizagem a partir da representação dos órgãos, hormônios e impulsos nervosos, elementos principais da fisiologia da lactação atribuídos a um conteúdo implexo, de difícil compreensão. Além disso, a tecnologia articula uma parte gravada em vídeo para localizar o alvo do conteúdo a ser aprendido. Na validação, a tecnologia obteve Índice de Validade de Conteúdo global de 0,84. Conclusão: A tecnologia educativa visual para promoção da aprendizagem da fisiologia da lactação está validada em conteúdo para introduzir esse tema. Essa ferramenta de apoio tecnológico pode ser inserida como recurso auxiliar às ações de educação em saúde, podendo ter repercussões positivas para a prática do aleitamento materno.
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