Atuação da professora de educação especial em uma escola de educação básica
Resumo
Esta dissertação apresenta os caminhos de uma investigação construída junto ao Mestrado Profissional de Políticas Públicas e Gestão Educacional na linha de pesquisa Gestão Pedagógica e Contextos Educativos, do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Gestão Educacional da Universidade Federal de Santa Maria. Essa pesquisa também tem articulação com os estudos desenvolvidos no Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação Especial e Inclusão (GEPE). Busca-se com a investigação entender a percepção cotidiana dos professores de uma escola regular inclusiva sobre a institucionalização da atuação da professora de Educação Especial e assim, pensar possibilidades de articulação de trabalho da professora de Educação Especial na Educação Básica. Para isso, o problema de pesquisa que me movimenta a pensar é: Como se institucionaliza a atuação da professora de Educação Especial e da Educação Especial em uma escola regular inclusiva? Metodologicamente o trabalho de investigação se desenvolveu a partir de uma coleta de informações juntos aos professores e equipe diretiva de uma instituição de Educação Básica tendo como instrumento questionários abertos para com perguntas relacionadas a possibilidade de: identificar a institucionalização de perspectivas quanto ao aluno a ser atendido pela professora de Educação Especial; identificar as dificuldades que os professores encontram no processo de ensino e aprendizagem desses alunos; e, analisar como o modo que os professores veem o papel da professora de Educação Especial nesta escola. Assim, partindo do pressuposto da análise dos questionários respondidos pelos professores da Escola Municipal de Ensino Fundamental Pejuçara, pode-se identificar três unidades analíticas: “Professora de Educação Especial: como institucionalmente os professores da Educação Básica dizem da presença da professora de Educação Especial”, sobre “Os sujeitos da Educação Especial pelos professores” e “Da atuação docente dos professores quanto à inclusão”. Na análise dessas unidades constata-se a presença da professora de Educação Especial neste contexto escolar se dá de formar essencial e é reconhecida por ter conhecimentos específicos da área, por ter acesso a recursos instrumentais e técnicos que são colocados em operação no contexto escolar. Logo os professores dizem da importância que a professora de Educação Especial tem na atuação em sala de recursos como também em sala de aula regular através da possibilidade de articulações pedagógicas. Diante disso, o produto desta dissertação é apresentando em forma de uma minuta de Resolução para a atuação da Educação Especial e dos profissionais da educação a partir da (re) estruturação, organização e criação das condições de trabalho para uma escola inclusiva.
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