Mensuração da competitividade de startups baseada em múltiplos fatores
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Data
2021-03-02Primeiro coorientador
Neuenfeldt Júnior, Álvaro Luiz
Primeiro membro da banca
Ávila, Lucas Veiga
Segundo membro da banca
Nara, Elpídio Oscar Benítez
Metadata
Mostrar registro completoResumo
A intensa transformação do cenário tecnológico, o advento da indústria inteligente e a crescente demanda por alta qualidade e inovação, tem acirrado ainda mais a disputa dentro do mercado. O diferencial do bem ofertado é preponderante para a sobrevivência ou morte dos empreendimentos, principalmente para as startups, empresas iniciantes que obtem sua vantagem competitiva no alto grau de novidade dos seus produtos e serviços. Como essas organizações são geralmente de micro e pequeno porte, necessitam de um maior conhecimento do seu poder competitivo para poderem duelar com companhias maiores e mais estabelecidas. Nesse sentido, a presente pesquisa tem como objetivo desenvolver uma modelagem capaz de mensurar a competitividade das startups baseada em múltiplos fatores. Mensurar sua capacidade competitiva permite que as startups possam visualizar a sua posição no cenário atual frente aos competidores e direcionar suas ações estratégicas para alcançar o desempenho competitivo. Quanto aos procedimentos metodológicos adotados, a presente pesquisa enquadra-se como exploratória, descritiva e de natureza aplicada, utilizando do método científico indutivo e de abordagem qualitativa e quantitativa, onde os procedimentos técnicos compreendem a pesquisa bibliográfica, documental, revisão sistemática de literatura e estudo de casos múltiplos. Foram identificados na literatura 35 Fatores Críticos de Sucesso (FCS) agrupados em 4 Pontos de Vista Fundamentais (PFV), sendo eles: fatores organizacionais, humanos, ambientais e tecnologias 4.0. Utilizou-se, para isso, os pressupostos do Key Performance Indicators (KPI), além da aplicação do método Fuzzy AHP para ponderação dos pesos referentes aos FCS e PFV. Para obtenção dos inputs da modelagem, foram aplicados dois instrumentos de coleta de dados em 28 startups, aos quais retornaram as ponderações dos pesos dos FCS e PVF, o desempenho global e os desempenhos locais de cada um dos quatro PVF relacionados à competitividade das startups respondentes. Os resultados da aplicação da modelagem foram discutidos, além disso, foram realizadas simulações e propostas de melhoria a partir dos dados de uma startup que obteve desempenho global insatisfatório, considerando três cenários, para demonstrar o crescimento do desempenho, a partir de propostas de melhorias em indicadores específicos. Além disso, foi desenvolvida a ferramenta de diagnóstico NIC – Competitividade de Startups, utilizando o software Microsoft Excel®, capaz de coletar e processar dados referentes ao nível de desempenho competitivo. Com relação às contribuições, a presente pesquisa pode ser considerada um ponto de partida para discussões acerca da temática, além de proporcionar aos tomadores de decisão, uma ferramenta robusta para a avaliação da competitividade empresarial.
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