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dc.contributor.advisorMaroso, Elias Edmundo
dc.creatorDietrich, Luã de Morais
dc.date.accessioned2021-06-24T18:00:45Z
dc.date.available2021-06-24T18:00:45Z
dc.date.issued2019-12-04
dc.date.submitted2019
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/21217
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Artes e Letras, Curso de Especialização em Design de Superfície, RS, 2019.por
dc.description.abstractThis research consists in the elaboration of a collection of jewelry-art from the chisel technique applied to the design of metallic surface. As a central motivation, the technique of chiseling is understood in this work as a procedure of creation and also as a theme for the creation of jewelry-art. The research covers the field of jewelry and the technique mentioned above, bringing the development of the implementation of this ancient technique to the present day. The research also demonstrates the practice of this technique as well as the development of a collection of jewelry from its application. Thus, this research includes knowledge of craft jewelry related to techniques of chiseling the metal surface. This work also makes a clipping about the jewelry and some designers by the bibliographic research. As a methodology, Bernd Löbach was used as a basis for the generation of alternatives. The result of this study is the production of a collection of jewelry-art called Superface, where three pieces of jewel-art were created and produced which have on their surface two techniques of chiseling. For this, six different types of textures and patterns were developed by means of chisels that later filled the surfaces of the jewelry developed. For the creation of the pieces, it was decided to adopt as reference the muscles of the face, taking into consideration three regions of human face muscles the anatomy of the human face that include the human face, such as: forehead, apple of the face and chin. These pieces were designed to be worn on the human face and are made of brass metal.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectDesign de superfíciepor
dc.subjectJoia-artepor
dc.subjectJoalheria artesanalpor
dc.subjectCinzeladopor
dc.subjectSurface designeng
dc.subjectChiseleng
dc.subjectArt jewelryeng
dc.subjectHandmade jewelryeng
dc.titleSuperface: coleção de joias-arte a partir da técnica do cinzeladopor
dc.title.alternativeSuperface: collection of art-jewelry from the technique of chiseleng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationDesign de Superfíciepor
dc.description.resumoEsta pesquisa consiste na elaboração de uma coleção de joias-arte, a partir do procedimento de cinzelado aplicada ao design de superfície. Como motivação central, a técnica do cinzelado é entendida nesse trabalho como procedimento de criação e também como temática disparadora para a criação de joias-arte. A pesquisa percorre o campo da joia-arte e do método supracitado, trazendo o desenvolvimento da aplicação dessa técnica milenar para os dias atuais. A investigação também demonstra a prática desta metodologia, bem como o desenvolvimento de uma coleção de joias, a partir de sua aplicação. Assim, esta pesquisa compreende conhecimentos de joalheria artesanal referentes a técnicas de cinzelar a superfície metálica. Esse trabalho também faz um recorte sobre a joia-arte e alguns designers por meio de pesquisa bibliográfica. Como metodologia projetual, foi utilizado para embasamento Bernd Lobach, no que compreende a geração de alternativas. O resultado deste estudo consiste na confecção de uma coleção de joias-arte denominada Superface: Coleção de Joias-arte, a partir da Técnica do Cinzelado, onde foram criadas e produzidas três peças de joia-arte, as quais carregam em sua superfície duas técnicas de cinzelado cada. Para isso, foram desenvolvidos seis diferentes tipos de texturas e padronagens por meio de cinzeis que, posteriormente, preencheram a superfícies das joias desenvolvidas. Para a criação das peças, adotou-se como referência os músculos do rosto, levando em consideração três regiões de músculos da face humana à anatomia da face humana que compreendem a face humana, como: testa, maçã do rosto e queixo. Estas peças foram projetadas para serem vestidas sobre o rosto humano e são confeccionadas no metal-latão.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpor
dc.publisher.unidadeCentro de Artes e Letraspor


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  • Design de Superfície [34]
    Coleção de trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Especialização de Design de Superfície

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