Análise dos parâmetros para a tomada de decisão na mobilidade urbana segundo o problema custo – conforto – conveniência
Resumo
Este trabalho tem como objetivo analisar como os indivíduos fazem a tomada
de decisão na mobilidade urbana levando em consideração custo, conforto e
conveniência. Aplicou-se a metodologia de Revisão Sistemática da Literatura (RSL),
em que se selecionou 113 artigos que possuíam aderência à temática mobilidade
urbana e custos. Posteriormente, definiu-se os principais autores em que se destacou
o estudo do autor Fishman, 2017, nos autores com maior ligação com vários estudos
destacou-se autor Cattaneo, a RSL também mostrou que a temática abordada é
relativamente nova, com 77% desses estudos concentrados entre os anos de 2015 a
2019. As publicações estão distribuídas pelo mundo todo, dando destaque para o
continente Europeu que concentra 44,44% dos estudos sobre mobilidade. Após a
sistematização, identificou-se as metodologias mais utilizadas pelos pesquisadores
que foram, em sua maioria, métodos de análises estatísticas e revisão crítica da
literatura. A partir dessas definições, identificou-se a necessidade de aplicação de
uma ferramenta que pudesse dar parâmetros de escolha para que os usuários de
modais de transporte posam comparar, de forma quantitativa, escolher qual tipo de
transporte é mais viável conforme sua necessidade. Nesse contexto, selecionou-se o
método AHP (Analytic Hierarchy Process), pois ele proporciona a comparação de
critérios e subcritérios para tomada de decisão. Após a definição de uma amostra
aceitável, aplicou-se o método em que as respostas foram analisadas
individualmente, e teve-se como resultado a definição de qual modal de transporte
seria mais recomendado para cada um conforme pesos atribuídos, levando em
consideração custo, conforto e conveniência. Para os usuários entre as idades de 18
a 50 anos, tiveram como resultado de preferência o critério custo, porém ao dar notas
aos subcritérios sugeriu-se o modal veículo próprio como resultado. Já ao usuário
com a idade de 61 a 70 anos sugeriu-se o uso do modal serviço de aplicativo e como
preferência os critérios conforto, mostrando a eficácia do método para a temática
abordada.
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