Percepção dos agentes das cadeias produtivas da carne sobre os selos de qualidade em países ibero-americanos
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Data
2020-02-19Primeiro coorientador
Pacheco, Paulo Santana
Primeiro membro da banca
Vaz, Fabiano Nunes
Segundo membro da banca
Silva, Gustavo Pinto da
Terceiro membro da banca
Tourrand, Jean François
Quarto membro da banca
Doblado, Begoña Panea
Metadata
Mostrar registro completoResumo
São muitos os atributos de diferenciação que vêm conquistando espaço e destaque no mercado da carne bovina, no entanto um dos maiores desafios está em comprovar a veracidade e importância desses atributos aos consumidores. Os selos qualidade representam uma das principais formas de transmitir informações de modo que se estabeleça uma relação de confiança com o consumidor final. Diante disso, o correto entendimento da sua importância como garantia de diferenciação por parte da cadeia produtiva, bem como o seu reconhecimento por parte do consumidor são pontos fundamentais para o sucesso do mercado de carnes. O objetivo geral deste estudo foi analisar a percepção dos componentes das cadeias da carne sobre os selos de qualidade em países ibero-americanos. Uma pesquisa online quantitativa foi conduzida em diferentes países ibero-americanos durante os anos de 2017 e 2018. Dois estudos foram gerados por meio dos dados coletados. O estudo 1 (n = 2077) abordou a percepção dos consumidores brasileiros, espanhóis e portugueses sobre a qualidade de produtos alimentares ibero-americanos. O estudo 2 (n = 238) investigou o grau de conhecimento sobre selos de qualidade dos diferentes agentes da cadeia de carne no Brasil e a sintonia entre eles. O estudo 1 revelou que consumidores brasileiros que residem na Europa tendem a apresentar comportamento semelhante ao grupo de portugueses e espanhóis sobre hábitos de compra, pois expressaram alto grau de sintonia entre as respostas. Os três grupos de consumidores (portugueses e espanhóis, brasileiro e brasileiros na Europa) apresentaram similaridade em relação aos hábitos alimentares. O selo de qualidade não tem gerado acréscimo ao valor do produto, na avaliação da maior parte dos consumidores. Portugueses e espanhóis, brasileiros e brasileiros na Europa, expressaram uma posição de neutralidade quanto a valorização de frutas, verduras, tubérculos, cacau e confeitos/padaria com selo de qualidade, pois indicaram que o valor pago seria o mesmo de produtos normais. Os produtos de origem animal, foram valorizados de maneiras distintas de acordo com o grupo de consumidor. Portugueses e espanhóis não comprariam alimentos com selo de qualidade, brasileiros pagariam o mesmo preço que os normais. Intenção de valorização foi observada no grupo de brasileiros na Europa, pois se mostraram dispostos a pagar de 10 a 20% mais pelos produtos com selo de qualidade. Com o estudo 2 pode-se contatar que as percepções dos agentes da cadeia produtiva de carne no Brasil indicam que existe um entendimento correto sobre selos de qualidade e sua importância dentro do sistema de produção e um alto grau de uniformidade entre os cinco diferentes agentes. Estes resultados apontam para um fluxo de informação simétrico, o que pode ser uma importante estratégia tanto na busca ao atendimento das necessidades do consumidor como na correta disseminação de informações sobre selos de qualidade. Se espera que com os resultados obtidos no presente estudo, estratégias possam ser elaboradas para o desenvolvimento dos selos de qualidade no espaço ibero-americano, visando sua valorização e reconhecimento como garantia de qualidade.
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