Modelos de negócio em eletrovias com vistas à interoperabilidade entre os distribuidores de energia e os usuários
Resumo
Com o aumento da poluição ambiental e dos preços dos combustíveis fósseis, mudanças no
setor energético estão cada vez mais presentes nos países, como a optação por uso de veículos
elétricos em vez dos movidos a combustão. Nesse sentido, a pesquisa foca em resolver a
destituição da infraestrutura adequada para a implementação do mercado de veículos elétricos
que o Brasil enfrentará com o aumento do uso destes automóveis. Assim, o objetivo geral é
desenvolver um modelo de negócio que tenha como foco a definição das estações de recarga
no corredor elétrico no Mercosul, através da metodologia Business Model Canvas e Projeto de
Rede da Cadeia de Suprimentos, o qual utiliza modelos de otimização de rede para a melhor
definição das localizações dos postos de recarga. Como resultado, elaborou-se um modelo de
negócio com o objetivo de facilitar o carregamento do veículo elétrico e encontrou-se as
localizações mais viáveis para a instalação das estações de recarga que vão compor a eletrovia.