Estudo e compilação de diretrizes para auxiliar na criação de empresas sociais
Resumo
Os conceitos por trás do empreendedorismo social, principalmente no Brasil, ainda são
confusos e desencontrados. Esta desinformação acarreta na escassez de negócios que sejam
capazes de equilibrar propósito, lucro e impacto social positivo sob um mesmo core business.
Muitas vezes equivocadamente taxadas como ONGs, as empresas sociais podem visar lucro
e por conseguinte serem economicamente sustentáveis. Neste contexto, existe uma lacuna a
ser preenchida pela educação empreendedora visando a criação de empresas sociais. Dessa
forma, este estudo visa reunir conceitos e diretrizes capazes de guiar o ensino acerca do
empreendedorismo social, reunindo o que há de essencial para sua prática como forma de
fomentá-lo. O trabalho está dividido em três fases, sendo a primeira delas a delimitação dos
conceitos, a segunda a determinação das diretrizes fundamentais a um negócio social e por
fim, na terceira fase, a compilação dos preceitos em diretrizes e princípios. O estudo foi
desenvolvido de março a novembro de 2018 e como resultado apresentam-se diretrizes,
dimensões e possíveis impactos para que uma empresa social, através de um propósito,
tenha um modelo de negócio sustentável economicamente e que gere impactos sociais
positivos para a sociedade.